13 temas de redação que podem cair no Enem 2019

Para fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores recomendam treinar durante o ano. O aluno pode aprender a administrar o tempo que leva para escrever, a estruturar corretamente seus argumentos e a construir produções coesas.

Mais abaixo, veja uma lista de 13 temas sugeridos por coordenadores e docentes de cursinhos pré-vestibulares e colégios. São apostas do que pode ser abordado no Enem 2019.

“Essas listas de assuntos possíveis são, na verdade, recomendações de leitura, dicas do que priorizar para formar repertório. O aluno pode buscar informações e reflexões. É preciso ter consciência de que a redação é um exercício multidisciplinar, e aí descobrir em quais áreas ainda é preciso se aprofundar”, afirma Sérgio de Lima Paganim, professor de Redação e Coordenador de Linguagens do Curso Anglo Vestibulares.

Mas não basta estar bem informado. É preciso dominar a estrutura correta e escrever um texto dissertativo-argumentativo. “Os alunos ficam muito preocupados em conseguir adivinhar o tema da redação antes. Só que não dá para esquecer que o formato é essencial para tirar uma nota boa”, diz Tatiana Nunes, professora do Colégio Mopi. Ela menciona a importância de elaborar uma tese, sustentar a argumentação e escrever uma conclusão com proposta de intervenção.

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta