70% dos usuários recomendariam serviços do Hospital Fernando Franco

Há um mês, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, implementou uma pesquisa de satisfação no Hospital Municipal Des. Fernando Franco. A ferramenta de controle de qualidade tem como objetivo aprimorar os serviços da rede de Saúde com base nos resultados do questionário. Nesse primeiro mês, 67 pessoas responderam à pesquisa, e desse total, 47 usuários, ou 70,14% do total, recomendariam os serviços da unidade hospitalar.

Do total de formulários preenchidos, participaram da pesquisa 44 pacientes e 23 acompanhantes. Todos os serviços utilizados podem ser avaliados e classificados como: Muito Ruim, Ruim, Regular, Bom, Muito Bom ou Não sei avaliar. Além da recepção e triagem, também fazem parte da pesquisa o atendimento de clínica médica, pediátrico, ortopédico, cirúrgico, medicação rápida, exames laboratoriais, radiografia, ultrassonografia, eletrocardiograma ou internamento.

O atendimento médico clínico foi um dos serviços mais consumidos, com 49 avaliações, seguido da medicação rápida, com 21 avaliações. Dos serviços classificados como ‘Muito Bom’, a recepção e a triagem tiveram maior aprovação, computando 25 e 26 pontos respectivamente. Em seguida, a maior votação foi para os atendimentos médico e da equipe de enfermagem, classificados como ‘Bom’, com 26 e 23 avaliações respectivamente.

Questionados se recomendariam o serviço do Hospital Fernando Franco, dos 67 usuários, 47 responderam ‘sim’ à pesquisa. E numa escala de zero a dez, o hospital teve uma classificação média de 7,34.

“Lançamos a pesquisa de satisfação aqui no Fernando Franco, com a proposta de avaliar a qualidade dos nossos serviços ouvindo os próprios usuários. Temos esse recurso como nosso termômetro, e com os primeiros resultados, a partir desta pesquisa, já podemos elaborar estratégias para apresentar índices cada vez melhores, qualificando ainda mais o atendimento prestado”, explica a diretora da Rede de Urgência e Emergência da SMS, Cláudia Pardo.

Como participar
De maneira prática, para ter acesso à pesquisa, basta que o usuário posicione a câmera do celular em uma das placas com QR code espalhadas pela unidade hospitalar. Através do código, o usuário será direcionado para a página com os tópicos da pesquisa.

Pelo formulário, o paciente ou acompanhante terá a oportunidade de avaliar o atendimento recebido, desde a recepção, passando pela triagem, atendimento médico até o atendimento da equipe de enfermagem e técnicos.

 

 

 

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