Pular para o conteúdo
Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIAPN+ em Aracaju Ganham Destaque Nacional às Vésperas da Parada do Orgulho LGBT+

Políticas Públicas para a Comunidade LGBTQIAPN+ em Aracaju Ganham Destaque Nacional às Vésperas da Parada do Orgulho LGBT+

Representantes de diversos estados discutem as políticas executadas em Aracaju visando a inclusão e dignidade da população LGBTQIAPN+.

Às vésperas da 22ª Parada do Orgulho LGBT+ em Sergipe, que conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, representantes de diversos estados e municípios se reuniram na Secretaria Municipal da Assistência Social para discutir as políticas públicas voltadas para a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTQIAPN+). O encontro, que aconteceu nesta quinta-feira (24), foi promovido pelo Fórum Nacional de Gestoras e Gestores Estaduais e Municipais das Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+ (Fonges LGBT), em conjunto com o Consórcio Cioeste de São Paulo e a Prefeitura de Osasco.

A reunião teve como objetivo central a troca de experiências e a discussão sobre as políticas públicas implementadas em Aracaju, especialmente no que diz respeito à retificação de nome e gênero. A capital sergipana tem se destacado como um modelo a ser seguido por outros municípios brasileiros nessa questão, oferecendo suporte não apenas em questões legais, mas também em aspectos como transferência de renda, habitação, emprego e educação. Essas ações visam garantir a cidadania e dignidade para a população LGBTQIAPN+ local.

Segundo Simone Santana, secretária da Assistência Social, a cidade tem sido vista como uma referência pelas ações implementadas através da gerência LGBTQIAPN+. Ela destacou a importância dessas ações na transformação de vidas e a necessidade de combater a discriminação que ainda afeta essa população.

Marcelo Lima, assessor técnico de referência LGBTQIAPN+, ressaltou que a reunião foi uma oportunidade de compartilhar as práticas bem-sucedidas executadas em Aracaju com representantes de outras localidades. Ele afirmou que a vinda do Fonges para a cidade representa uma oportunidade única para fortalecer a rede de gestores e gestoras que trabalham com políticas de inclusão social em todo o Brasil.

Valdirene Santos, presidente do Fonges, elogiou a gestão de Aracaju e destacou a importância de unir esforços entre municípios e estados para promover avanços nas políticas públicas em prol da comunidade LGBTQIAPN+. Ela elogiou a beleza da cidade e afirmou que a gestão de Aracaju serve como inspiração para outras localidades.

Silvia Mendes, coordenadora LGBTQIA+ da Secretaria Executiva da Mulher e da Diversidade de Osasco, convidou a Assessoria Técnica LGBTQIAPN+ de Aracaju para compartilhar sua expertise na retificação de nome em um evento na região Oeste de São Paulo. Ela destacou a importância da parceria com o Judiciário e a necessidade de alianças entre municípios para garantir recursos e apoio.

No próximo domingo, 27, Aracaju será palco da 22ª Parada LGBT+ de Sergipe, evento que contará com o apoio de diversos órgãos da administração municipal. Com o tema “Movimento por melhores políticas públicas”, a Parada será na Orla da Atalaia, a partir das 13h, promovendo a visibilidade e a luta por direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter