A importância da Pós-graduação para aquisição de melhores salários

 

Nos últimos períodos da graduação, os estudantes já imaginam estar próximo do final de um longo ciclo de investimentos e dedicação aos estudos.  No entanto, ao concluir o curso, acabam se deparando com um mercado bastante competitivo, que exige cada vez mais, profissionais capacitados, e com competências práticas nesse momento, e percebem a importância de subir mais um degrau. É chegada a hora de cursar uma pós-graduação!

A ampliação do acesso a educação superior – que antes era bastante restrito – aumentou significativamente a quantidade de profissionais no mercado de trabalho, que por sua vez, vem criando novos critérios de contratação.

Cursar uma pós-graduação lato sensu, é sem sombra de dúvida, um plus na formação profissional e pessoal.

No Brasil, a pós-graduação lato sensu, é identificada como Especialização e MBA, que são modalidades mais pontuais com foco nas exigências do mercado de trabalho e de grande importância para qualificação profissional.

O que muitas pessoas se perguntam é: Qual a diferença entre Especialização e MBA?

A especialização pode ser cursada por quem já concluiu alguma graduação, seja ela licenciatura, tecnólogo ou bacharel. E tem por objetivo o aprofundamento em um grupo de conhecimentos e formar especialistas.

Podemos citar como exemplo um Pedagogo, que durante a graduação aprendeu de forma teórica sobre as diversas possibilidades de atuação, e tenha se encantado pela área da Pedagogia Hospitalar. Ao concluir a graduação, esse profissional poderá cursar uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar, seja ela EAD ou presencial e se lançar nessa área mais específica do mercado de trabalho.

Já o MBA – Master Business Administration (comumente conhecido como Mestre em Administração de Negócios) é uma pós-graduação que tem características diferentes da especialização tradicional por ter um foco bastante definido. O MBA tem foco em negócios e gestão.

Desta forma, é perceptível que o MBA é recomendado para profissionais que buscam atuações mais sólidas como gerencia, coordenação, gestão, direção e presidência nas organizações, ou seja, são profissionais tomadores de decisões, dentro do seu contexto de atuação. Atualmente o MBA já não é ofertado somente na área de Administração, e seu leque de opções vem ampliando pelas áreas de Educação, Marketing, Saúde e Direito.

Independente da escolha, seja ela Especialização ou MBA, o que percebemos é a extrema importância da Pós-graduação na formação acadêmica e profissional, que vem se tornando algo essencial no currículo de um bom profissional. Além disso, destacamos as inúmeras vantagens que o profissional adquire ao cursar uma pós-graduação, como: Networking, Empregabilidade, Progresso no plano de carreira, Melhor remuneração, Competitividade e Satisfação pelo retorno do investimento.

Conseguindo entender melhor esse contexto, o próximo passo é fazer uma escolha assertiva quanto à Instituição que irá cursar, verificando sempre se oferece boa infraestrutura, seja física ou online, e o mais importante, analisar se é credenciada pelo MEC e qual o conceito da Instituição na avaliação do MEC e por fim, a qualidade do corpo docente.

Agora é só escolher a Pós-graduação que encaixe em seu perfil profissional, e buscar ser diferencial no mercado de trabalho.

 

Dayse Xavier de Santana

Colunista

Pedagoga Especialista

Consultoria e Assessoria Educacional

Rita de Cassia Cardoso

Pedagoga Mestre em Educação

Coordenadora Pedagógica

Ana Maria Plech

Pedagoga Mestre em Educação

Coordenadora Pedagógica

Contato: daysesantana.consultoria@gmail.com

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta