Ações do Janeiro Branco iniciam em São Cristóvão

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início na manhã desta quarta-feira, 08, a campanha nacional Janeiro Branco. A abertura da programação aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia, na Divinéia, com uma roda de conversa sobre a campanha que trata sobre a saúde mental da população. Durante todo o mês serão realizadas diversas atividades cuja intenção é mobilizar a sociedade a pensar nas questões envolvendo o tema, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento.

De acordo com a coordenadora do CAPS Valter Correia, Edjane Mendes da Silva, esse é o terceiro ano consecutivo que a unidade desenvolve ações dentro da campanha, buscando pontuar o cuidado com a saúde mental. “Nós temos a proposta do usuário se cuidar além do medicamento psicotrópico, temos uma proposta lúdica e terapêutica, onde o usuário pode falar sobre e saber que existe outras perspectivas que não envolvem a dor e sofrimento. Essa proposta vai ser executada no CAPS e também fora dos muros, levando essas atividades para as escolas, para as UBS e toda a comunidade sancristovense”, explicou.

Responsável por ministrar a roda de conversa na manhã de hoje, a enfermeira Aline de Oliveira Ribeiro detalha que neste período o CAPS desenvolve todas as suas atividades voltadas para a campanha. “Nós utilizamos todo o mês de janeiro para desenvolver essas atividades que tratam sobre a saúde mental, suscitar uma reflexão, e esse CAPS fez uma programação extensa e diversificada que inicia hoje e segue até o dia 27 com uma caminhada no Mercado Municipal”, detalhou.

Programação

A Secretaria Saúde irá desenvolver durante todo o mês atividades no CAPS Valter Correia, na Divineia, e CAPS João Bebe-Água, no Eduardo Gomes. Além disso, serão realizadas ações nas unidades de saúde, escolas, feiras, e outros locais do município. Confira a programação completa!

Dia 08 – Roda de conversa no CAPS João Bebe Água. (15h30).

Dia 13 – Ação na UBS Jairo Teixeira (8h30).

14 – Cuidando do cuidador. Ação no CAPS João Bebe-Água. Será realizado um momento de cuidado em saúde mental para a equipe utilizando as PIC’S (8h).

16 – ‘Entre e Experimente’. Será montada uma tenda na feira do Rosa Elze, na qual as pessoas serão convidadas a entrarem e experimentarem bem estar. Elas encontrarão na tenda: mensagens reflexivas, aromaterapia, sons terapêuticos, afeto, e serão convidados de forma intuitiva a repensarem seu autocuidado. Teremos também a apresentação da banda CAPS em outro espaço da praça.

17 – Ação intersetorial de educação em saúde no CRAS São Cristóvão. Será realizada uma atividade com intervenções em prol da saúde mental na terceira idade, através de informações e orientações (14h30).

20 – Será realizada uma blitz alusiva ao Janeiro Branco em frente ao Terminal da UFS. (8H).

– Atividade da Semast em alusão ao Janeiro Branco: “Idosos pensam sua vida”. CRAS São Cristóvão. (14h).

– Ação intersetorial de educação em saúde na UBS Raimundo Aragão. Roda de conversa sobre as condições de saúde mental do trabalhador. (8h30)

21 – Atividade da Semast no CREAS em alusão ao Janeiro Branco. (09h às 12h)

22 – Roda de conversa interativa na USF Antônio Florêncio de Matos sobre alertas e cuidados no tocante a saúde mental que é focado no Janeiro Branco (8h)

23 – Manhã de formação, vivência e relações humanas com o servidor no CAPS Valter Correia. (8h)

– Cortejo dançante na feira do Rosa Elze (8h30)

24 – Roda de conversa na UBS Sinval (8h30)

27 – Encerramento com Parada Branca, no Mercado Municipal, no Centro Histórico. (8h30)

 

Fotos: Dani Santos

 

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta