Agnaldo Timóteo Pereira: o Cauby Peixoto de Caratinga

Agnaldo Timóteo Pereira nasceu em Caratinga no ano de 1936. Filho de José Timóteo Pereira e Catarina Maria Passos, sempre viveu em sua terra natal e muito precoce já era apaixonado por música. Participava de apresentações em circos, cantando, quando conheceu Ziraldo, cartunista, também de Caratinga.

Nos anos 50, mudou-se da sua cidade para Governador Valadares-MG, aos 16 anos. Trabalhou como torneiro mecânico em uma oficina de italianos onde ouvia música constantemente. Em sua busca por oportunidade para cantar e gravar, muitas vezes se passava por Cauby Peixoto, quando este estava viajando, imitando sua voz nas rádios, motivo que o deixou conhecido como “Cauby mineiro”.

Contou com a ajuda de Aldair Pinto para cantar nas rádios Inconfidência, Itatiaia, Mineira e Guarani. Em um show realizado em Belo Horizonte, conheceu Ângela Maria que o aconselhou a ir para o Rio de Janeiro em busca de melhores oportunidades.

Entre hospedarias e acolhimento em casas de parentes, buscava por oportunidade no Rio de Janeiro, no entanto, não conseguindo, procurou Ângela Maria que o colocou como motorista, uma vez que a mesma não sabia dirigir. Ela passou a apoiar sua carreira musical, onde aos poucos Agnaldo foi adquirindo fama de grande cantor. Ganhou notoriedade com a música “Meu Grito” de Roberto Carlos. Logo após vieram vários sucessos, a exemplo de “Ave-Maria”, “Mamãe” e “Verdes Campos”. Em toda sua trajetória musical gravou mais de 50 discos.

Publicidade:

Além de cantor afamado, em 1982, Agnaldo foi candidato a Deputado Federal, sendo o mais bem votado do pleito. No ano de 1995, foi novamente Deputado Federal, porém renunciou em 1996 para concorrer a eleição a vereador no Rio de Janeiro, vencendo e exercendo o mandato entre os anos de 1997 a 2000.  Já em 2004 foi eleito vereador na cidade de São Paulo.

Agnaldo Timóteo foi acometido pela COVID 19, ficando internado por 17 dias, no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, no Rio de janeiro, onde veio a óbito no dia 03 de abril de 2021, aos 84 anos.

Seu legado de sucesso foi exaltado por pessoas de todo o Brasil que não podendo velar o seu ídolo nem acompanhar o cortejo, prestaram homenagens via redes sociais, jornais e vários outros canais informativos.

Esse ilustre homem, cantor, compositor, escritor e político, deixa um grande exemplo de determinação, força e superação, exemplo esse que não deve nunca ser esquecido.

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

Referência:

LETRAS. Biografia de Agnaldo Timóteo. Disponível em: <https://www.letras.com.br/agnaldo-timoteo/biografia>. Acesso em 06 abr. 2021;

DICIONÁRIO MPB. Agnaldo Timóteo. Disponível em: https://dicionariompb.com.br/agnaldo-timoteo/biografia >. Acesso em 06 abr. 2021.

 

 

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *