Agosto Lilás: Será que a Violência contra a mulher diminuiu em Sergipe?

O Agosto Lilás é uma campanha de reforço e conscientização para o fim da violência contra a mulher e tem referência direita à Lei Maria da Penha.

Em Sergipe, somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 4,7 mil casos relacionados à violência contra a mulher, seguindo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). No ano em que teve a pandemia, 2021, o Estado registrou uma queda de 9% no número de registros, comparado ao ano de 2019.

Embora os números demonstrem essa redução, será mesmo que a Violência contra a mulher diminuiu em Sergipe?

A relatora especial da Organização das Nações Unidas sobre violência contra mulheres, Dubravka Simonovic, discorda. Segundo ela, esse problema pode ter aumentado durante a quarentena, pois a convivência constante com o agressor pode resultar no receio de denunciar.

Segundo levantamento feito pela Universidade Federal de Sergipe, os órgãos internacionais, organizações não governamentais, movimentos feministas, estudiosas, ativistas dos direitos humanos e algumas instituições de governos estaduais também tem chamado a atenção para a possibilidade de agravamento da situação.

Desse modo, é importante ressaltar a importância de conscientização, para que as mulheres denunciem os abusos sofridos, a partir dos primeiros indícios de comportamentos violentos.

As denúncias podem ser feitas pelo 190 – Polícia Militar, 181 – Disque-Denúncia, 180 – Central de Atendimento à Mulher ou pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Em Aracaju, o DAGV está localizado na Rua Itabaiana, no Bairro São José, e atende pelo número (79) 3205-9400. Em Nossa Senhora do Socorro, a delegacia fica na Rua 24, 168, Conjunto João Alves Filho. O contato é feito pelo (79) 3279-2450.

 

Por https://www.imprensa24h.com.br/

Reprodução autorizada mediante a citação da fonte

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta