Além das medalhas, jovens Sergipanos trazem dos Jogos Escolares Brasileiros as experiências vividas

Além das medalhas no peito, os alunos atletas de Sergipe retornaram dos Jogos Escolares Brasileiros 2021 (JEBs) com uma bagagem cheia de experiências. O Parque Olímpico do Rio de Janeiro, onde ocorreram as Olimpíadas Rio 2016, localizado na Barra da Tijuca, foi palco de grandes competições, fortes emoções e vivências socioculturais que vão ficar na memória dos quase seis mil participantes. Foi nessa perspetiva que os jovens de 12 a 14 anos estiveram engajados na maior competição escolar do país.

 

A delegação sergipana embarcou rumo à cidade maravilhosa com um grupo de exatamente 253 pessoas, o maior número de participantes em evento nacional, entre os quais estão atletas, comissão técnica, oficiais, fisioterapeutas e jornalistas. “Depois de sete dias de disputas, voltamos para casa com sete medalhas na bagagem e uma experiência única na vida”, salientou a superintendente Especial de Esporte da Educação Estadual, Mariana Dantas.

 

“Parabéns a todos que fazem a Superintendência de Esportes pelo dinamismo em conduzir nossa seleção juntamente com a Federação Sergipana de Desporto Escolar (FSDE), que teve um papel fundamental desde a etapa estadual. Parabéns também aos professores de todas as escolas participantes, aos nossos fisioterapeutas, jornalistas e aos pais por terem nos confiado seus bens mais preciosos”, completou Mariana Dantas.

 

O chefe da delegação, Wendel Ribeiro, destacou a superação do Time Sergipe no JEBs. “Obrigado a todos os atletas, pais, professores e coordenadores. Vocês foram espetaculares, demos o melhor de nós, podem ter certeza. Muito obrigado pela parceria da FSDE, cuja união por nossa delegação foi fundamental. Obrigado Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) por ter proporcionado nesse momento difícil a alegria para nossas crianças por meio do esporte”, declarou, reforçando que a “alegria e diversão recarregaram nossas energias de uma forma que nos motiva a caminhar nessa jornada do esporte, pois temos a certeza de que ela transforma vidas”.

 

Rio 2021

 

Com o lema De Volta ao Jogo, os Jogos Escolares Brasileiros voltaram ao calendário esportivo nacional após uma pausa de 17 anos. A retomada dos JEBs é um esforço conjunto de realização entre a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania. Entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro, os estudantes de 12 a 14 anos tiveram sua primeira oportunidade de disputar uma competição nacional desse porte, divididos em 17 modalidades.

 

Nesse clima de estreia, o judoca Luis Oliveira, de 14 anos, foi o primeiro sergipano a conquistar uma medalha nos JEBs 2021. “Eu lutei o brasileiro duas vezes e em todas as ocasiões fiquei em quinto colocado, perdendo para um carioca. E hoje, eu vim para o Rio de Janeiro e ganhei para um carioca, na repescagem, e medalhei. Então não foi fácil chegar até aqui”, recordou.

 

Outros medalhistas foram os atletas sergipanos Gabriel Henrique dos Santos (Wrestling), da Escola Estadual 8 de Julho, em Aracaju, e Vitória Nunes Dória (Karatê), do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), também da capital. Ambos conquistaram o bronze. “É um momento de muito reconhecimento. Isso representa muito para meu estado, minha equipe e minha escola”, declarou Gabriel. A karateca Vitória Nunes também falou do evento. “É a partir de oportunidades como essas que a gente ganha mais experiência. Socializar com pessoas de outros estados é muito legal”.

 

Os alunos Marcos Vinicius Santos, do atletismo, e Arthur Farias, da natação, consagraram-se nas fases finais das competições individuais e garantiram medalhas de prata e bronze, respectivamente. No atletismo, Marcos Vinicius, aluno da Escola Municipal Mário Trindade, situada no município de Pirambu, brilhou nas pistas do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), competindo no salto em altura. “Estou feliz com a prata nos JEBs e vou tentar melhorar cada vez mais”, disse

 

Arthur Farias, atleta de natação do Colégio Amadeus, em Aracaju, falou do percurso que o direcionou ao terceiro lugar mais alto do pódio do Centro Aquático Maria Lenk, na Cidade Olímpica. “Com certeza foi muito importante para mim, para tudo que envolveu, para tudo que a gente estava almejando na temporada. Uma medalha que estava engasgada porque fazia muito tempo que uma pessoa tinha pego uma medalha. Vai ficar marcado para minha vida toda”.

 

As modalidades coletivas da delegação sergipana carimbaram resultados empolgantes durante os Jogos. O futsal sergipano, representado nos JEBs pelos alunos atletas do Colégio Imaculada Conceição, do município de Capela, conquistou bronze na série cobre, após vencer por goleada de 5×1 o estado de Rondônia.

 

O handebol masculino também conquistou medalha nos Jogos Escolares Brasileiros. A equipe do Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG), de Aracaju, foi campeã da série cobre, em uma disputa cheia de emoções contra o Acre.

 

Mesmo não medalhando nos JEBs, o basquete feminino fez história. Na fase classificatória, Sergipe venceu as equipes de Alagoas (27×2) e de Roraima (54×8), jogos que garantiram a passagem indiretamente para a primeira divisão da competição. Na quinta-feira, 4, as atletas participaram das competições da série ouro.

 

“Nossa equipe jogou contra a equipe de Minas Gerais e infelizmente o placar não foi favorável para a gente, porém a sensação é de dever cumprido. Nossas garotas do IDFG representaram muito bem nosso estado na primeira divisão. Orgulhoso dessas guerreiras. Cabeça erguida e vamos que vamos, porque o jogo não pode parar”, disse o técnico Thiago Cerqueira.

 

As meninas do Vôlei de Praia também concluíram sua participação nos JEBs com resultados importantes. As atletas Joanna Santana Conceição e Yasmin Santos Morais, do IDFG, ficaram em 5º lugar na classificação geral. O destaque vai também para os alunos atletas de xadrez, ciclismo, Ginástica Ritmica e Artistica.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *