Alese aprova indicação de criação de Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid

Propositura de autoria dos deputados Maria Mendonça e Samuel Carvalho já foi aprovada pela Alese

 

A Assembleia Legislativa de Sergipe aprovou Indicação 460/2021, de autoria dos deputados Maria Mendonça (PSDB) e Samuel Carvalho (Cidadania) sugerindo ao Governo do Estado, a criação de um Ambulatório Multidisciplinar Pós-Covid. A iniciativa dos parlamentares se fundamenta no fato de a Síndrome Pós-Covid, também conhecida como Covid Longa, ser classificada como uma doença “complexa, sistêmica e imprevisível”.

 

“É uma síndrome que tem chamado muito a atenção das autoridades sanitárias em virtude do acometimento dos pacientes que foram infectados pelo vírus e que passam longo tempo sofrendo com as sequelas da doença”, disse Maria que, também, é autora do Projeto de Lei (PL) que versa sobre o Programa Estadual de Reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19. Ela ressaltou que, de acordo com recente pesquisa da Universidade de São Paulo, o sintoma afeta até 60% dos doentes por, pelo menos, um ano depois da alta médica.

 

Entre os problemas pós-Covid, segundo especialistas, estão distúrbios cardiovasculares, metabólicos, gastrointestinais, neurológicos e etc. “Criar um centro especializado de tratamento dessa síndrome é uma iniciativa importante para ajudar na reabilitação dos sergipanos que têm enfrentado dificuldades após serem acometidos pelo Coronavírus. O intuito nosso (do colega Samuel e meu) é, justamente, propiciar a melhoraria da qualidade de vida dessas pessoas “, falou Maria.

 

Para Maria Mendonça, é de suma importância que o Ambulatório seja criado o mais breve o possível, pois, ao seu ver, o Estado deve garantir condições para que os cidadãos tenham acesso a serviços essenciais. “Penso que temos que começar a olhar não só para a doença, mas, também, para o que estamos enfrentando como consequência dela”, argumentou.

 

 

Projeto de Lei – O Projeto de Lei que trata sobre o Programa Estadual de Reabilitação de pacientes infectados pela Covid-19, foi proposto pela deputada no ano passado, logo no início da pandemia. Através dele, Maria propõe parcerias com entidades pública e/ou privada da área da saúde para oferecer atendimento especializado, no âmbito do Estado de Sergipe, aos pacientes que sofram sequelas da doença.

 

Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta