Alfabetizar pra Valer: Governo distribui material didático aos municípios sergipanos

Ao todo, o regime de colaboração entre Estado e Municípios contempla mais de 40 mil alunos sergipanos

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realiza a distribuição do material didático complementar do Programa Alfabetizar pra Valer (PAPV) para as dez Diretorias Regionais de Educação e os municípios sergipanos. Até o momento, apenas o município de Amparo do São Francisco não aderiu ao programa. Todos os outros 74 municípios aderentes irão receber o material até o final de maio.

A oferta de materiais complementares para práticas pedagógicas se constitui como um dos eixos do Programa Alfabetizar pra Valer, previstos pela Lei Estadual nº 8.597/2019, e se destina a todos os estudantes e professores de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das Redes Públicas Estadual e Municipais pactuadas. Ao todo, serão contemplados mais de 40 mil estudantes sergipanos.

O material distribuído compreende cadernos bimestrais de atividades e livro de leitura para os estudantes, além de cartazes para apoio às situações didáticas. Já os professores terão ao seu alcance duas ferramentas importantes para o planejamento das aulas e acompanhamento dos estudantes: a Proposta Didática para Alfabetizar Letrando e o Caderno de Registro.

Com conteúdos e objetivos didáticos alinhados a cada fase do processo de alfabetização, o material didático do Alfabetizar pra Valer será utilizado de maneira complementar ao livro de Língua Portuguesa fornecido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e todo o material já utilizado em sala de aula, colaborando, assim, para a execução do objetivo de alfabetizar as crianças sergipanas até os sete anos de idade.

Nesse sentido, 220 bolsistas do programa, entre coordenadores e formadores, estão se especializando para entrar em cena e ajudar a formar professores em regência de classe no Ensino Infantil. No âmbito do programa Alfabetizar pra Valer, os bolsistas irão auxiliar no processo de alfabetização a ser intensificado em crianças matriculadas nas redes públicas, ou seja, em turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Andreia Lima Dantas, diretora da Ascam, vinte e dois municípios e três Diretorias Regionais de Educação já receberam o material do programa nesta primeira fase de distribuição. As entregas para os demais municípios ocorrerão ao longo dos próximos dias, conforme firmado entre a Ascam e os dirigentes das redes municipais de ensino. “O professor vai utilizar esse material durante duas horas por dia, em três dias da semana, e o restante do tempo vai trabalhar normalmente o seu planejamento, o PNLD, utilizando o livro didático”, explicou.

Para Quitéria Lúcia de Barros, secretária municipal de educação do município de São Cristóvão, é importante destacar que Sergipe passa pelo melhor momento de diálogo, no que tange as ações que correspondem ao regime de colaboração com os municípios desempenhado pela Seduc. Diante do recebimento dos kits, Quitéria enfatiza: “A gente percebe que a Seduc está trabalhando com a educação em nível de sistema, e isso fortalece as redes municipais. O programa tem dado suporte às secretarias municipais durante a pandemia, então a Seduc é a grande indutora do processo de melhoria do ensino em Sergipe”, conclui.

A Secretaria Municipal de Educação de Campo do Brito já recebeu os kits do programa. Segundo a secretária municipal Perla Nelly Menezes Reboiras, a nova etapa é fundamental para que professores e estudantes recebam o suporte adequado para trabalhar de maneira estratégica.  “O regime de colaboração com os municípios veio para somar com as secretarias municipais e a Seduc. O trabalho desempenhado pela equipe técnica da Ascam nos dá um norte, nos deixando mais seguros de modo a fortalecer todo o estado de Sergipe”, disse, enfatizando que a aquisição chegou ao município em um momento fundamental.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *