Alfabetizar pra Valer: Seduc promove o 5º encontro do I formativo para coordenadores e formadores

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), realizou na manhã desta terça-feira, 6, o quinto módulo do I ciclo formativo para coordenadores e formadores do Programa Alfabetizar pra Valer. A conferência virtual aconteceu por meio da plataforma Zoom, mediada pela coordenadora do Serviço de Apoio Pedagógico e Fortalecimento dos Municípios da Ascam, Graziela Evangelista, e contou com a participação do consultor da Fundação Lemann, Flávio Araújo Barbosa. Com esse encontro, a Seduc finaliza o primeiro ciclo, prestando orientações aos participantes sobre a elaboração do Plano de Ação.

 

A diretora da Ascam, Andrea Dantas, destacou a necessidade e a importância desses encontros formativos. “Quando lançamos a proposta desse primeiro ciclo formativo do Programa Alfabetizar Pra Valer, tivemos a previsão de quatro módulos, mas foi necessário inserir mais um, pois vimos a necessidade de orientarmos os formadores e coordenadores para a elaboração dos seus planos de trabalho. Durante esse módulo eles vão estar elaborando, recebendo orientações, participando de atividades e elaborando os seus planos de trabalho para esse primeiro bimestre. Esses Planos de Trabalho serão encaminhados para a Ascam. A gente vai avaliar e depois devolver para que sejam aplicados e acompanhados pela nossa equipe e pelas diretorias regionais de educação”, explicou.

 

Além dos coordenadores e formadores do programa, participaram também os pontos focais das DREs e das secretarias municipais de educação. O consultor da Fundação Lemann, Flávio Barbosa, afirmou que ao realizar esses encontros formativos, a Seduc está cumprindo algumas metas do Plano Estadual de Educação e do Plano Municipal de Educação dos diversos municípios. “O Estado precisa muito da colaboração dos municípios, pois é com esse trabalho em conjunto que iremos conseguir atingir as metas educacionais”, disse.

 

Em sua explanação, o consultor destacou as metas 3, 7 e 16 do Plano Estadual de Educação, que tratam respectivamente da alfabetização das crianças, do fomento à qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, e da formação continuada de professores.

 

Plantão Tira-Dúvidas

 

Uma vez por semana, a Seduc realiza um encontro virtual com o objetivo de esclarecer dúvidas dos bolsistas do PAPV. Dentre os assuntos, a equipe da Ascam aborda sobre a programação de formações, orientações sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Seduc), que abriga o conteúdo teórico do curso. Outro ponto bastante debatido está relacionado à distribuição dos kits do material didático que são distribuídos nas escolas. Os profissionais são orientados sobre o status de recebimento e disponibilidade de sobras para o devido remanejamento.

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Publicidade:

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta