Alunos da rede estadual de Sergipe alcançam bons resultados na redação do Enem 2019

Os estudantes da rede estadual de ensino que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 estão se destacando na nota da prova de redação. Os resultados finais, tanto da redação, quanto das outras áreas do conhecimento, já estão disponíveis na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. As notas dos alunos da rede ainda estão sendo contabilizadas, mas um resultado parcial já dá conta de que 435 estudantes alcançaram pontuação acima de 800 na prova de redação, que teve como tema “Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil”.

Não houve nota máxima em Sergipe nem pública, nem particular. Até o momento 7 alunos conseguiram nota 980 – Centro de Excelência Atheneu Sergipense,  Centro de Excelência Prof. João Costa, Colégio Estadual Tobias Barreto, polo Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, polo Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos Professor Marcos Ferreira, Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo e Centro de Excelência Djenal Tavares.

De acordo com a diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Dase/Seduc), Eliane Passos, atribui esses resultados a uma somação de esforços. “Temos procurado profissionais que têm o perfil de fazer com que os alunos se sintam estimulados. Então nós pensamos desde a metodologia ao o conteúdo cuidadosamente trabalhado para o aluno que se submete a esse tipo de avaliação. Os bons resultados só crescem e isso é consequência da consolidação de um trabalho realizado ao longo do ano inteiro”, afirmou.

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora do Pré-Universitário, Gisele Pádua dos Santos. “Isso é fruto de um trabalho desenvolvido ao longo do ano pela nossa equipe de professores de redação. A gente não acertou o tema, mas em nosso caderno pedagógico constou uma temática que trabalhou esse assunto”, explicou.

 

Alunos comemoram boas notas

Até a última atualização feita pela Seduc, 435 alunos da rede estadual tiveram notas acima de 800 pontos. Esse número é parcial e tende a subir, à medida que a lista for atualizada.

Dentre os vários alunos da rede estadual, um dos destaques foi a jovem Karen Ellen Teixeira Soares dos Santos, de 19 anos, que conseguiu a surpreendente marca de 980 pontos na redação do Enem. Ela estudou o ensino médio no Colégio Estadual Dr. Carlos Firpo, na Barra dos Coqueiros, e fez curso no polo do Pré-Universitário, na mesma unidade de ensino. Ela conta que o tema da redação foi inesperado, mas que é um assunto cujo debate se faz necessário. Ainda assim, a sua nota foi uma surpresa.

“Eu esperava tirar menos, mas para mim foi uma felicidade imensa, resultado de todo o meu esforço. Eu fazia três redações por semana, estudava 12 horas por dia, passei madrugadas em claro estudando. Sou grata ao Pré-Uni, que nos dá a oportunidade de ter ótimos professores nos ensinando e nos instruindo para tentarmos ingressar na universidade. Cada aula, para mim, era um show que eles estavam dando. Sou apaixonada pelos professores do meu polo”, disse.

Quem também comemorou foi David Souza Santos, de 19 anos, que ainda está em dúvida quanto ao curso que fará. Ele estuda no Centro de Excelência Professor João Costa, em Aracaju, desde o ensino fundamental. Ele conta que em 2018 fez a prova do Enem e, em sua redação, conseguiu apenas 360 pontos. A surpresa foi grande quando agora em 2019, um ano depois, fez novamente e alcançou 980, quase a nota máxima. Ele credita essa vitória à preparação que os professores e o Pré-Uni lhe deram.

“Tive uma melhora absurda com as aulas do Pré-Universitário. Isso mostra que o ensino público realmente funciona e é algo a ser glorificado. Para eu ter tido um salto de 360 para 980 pontos em um ano, isso é algo estrondoso. Posso falar que 95% dessa nota é de responsabilidade da professora Daniele, que é uma ótima professora, ensina perfeitamente e tem muita paciência com os alunos. Agradeço a ela e ao Pré-Uni que foram fundamentais para eu chegar a esse resultado”, declarou.

A jovem Raianny Graziella Santos de Siqueira, 16 anos, aluna do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, chegou aos 960 pontos na prova de redação. Ela estudou todo o ensino médio no Atheneu e disse ter também ficado surpresa ao ver sua nota. “Apesar de toda a preparação que tive no Atheneu e no Pré-Universitário, eu não esperava essa nota. Fiquei muito feliz e chorei de alegria. Tive um apoio muito grande dos professores e da direção. A gente treinou muitas questões e também muitas redações, sempre com foco no Enem”, explicou ela, que pensa em cursar Medicina.

A aluna Maria Isadora Santana de Jesus, 18 anos, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe destaca que quando viu o resultado, ficou surpresa com os 900 pontos na redação.  “Estudei no Centro de Excelência 28 de Janeiro e fiz cursinho com outros professores também. Além disso, participei de um aulão do Pré-Universitário, em Nossa Senhora da Glória, que contribuiu bastante para a minha revisão. A mesma coisa posso falar do ensino integral, que contribuiu em todos os sentidos, com um excelente corpo docente e a preocupação com o nosso projeto de vida”, disse.

 

Mais resultados

A lista de alunos com altas notas na prova de redação está sendo atualizada. Até o inicio da tarde desta sexta-feira, 17, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense estava com 46 alunos com pontuação acima de 800, sendo que dois deles tiveram também nota 980. Já o Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, de Itabi, teve alguns alunos destaques: José Guilherme Santos (960 pontos), Amiris Lima Nunes (860 pontos) Luan Pablo Resende (840 pontos), Crislene Aragão dos Santos (820 pontos) e José Eduardo S. da Silva (820 pontos).

A lista tende a aumentar ao longo da semana, período em que os resultados estão sendo contabilizados.

 

 

Por Ítalo Marcos

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta