Alunos do Instituto Federal de Sergipe elaboram o projeto Recicla Banners

Nas atividades científicas desenvolvidas em nosso país tem gerado um número crescente de resíduo sólido, oriundo dos banners que são utilizados para expor os trabalhos, como também nas empresas de comunicação visual, que acumulam diariamente um grande volume de material, em diversos tamanhos, sem destinação correta. O que se observa, é que muitos desses materiais têm ciclo de vida curto e não tem utilidade, sendo colocados, muitas vezes, em algum canto, juntando poeira e ocupando espaço. Vale ressaltar que, os banners de lona são compostos de Policloreto de Vinila (PVC), são muito utilizados para eventos de divulgação e sua reciclagem se torna difícil devido a sua composição.

Portanto, o projeto de “Reutilização de Banners em Lona na Confecção de Produtos Sustentáveis” propôs usar os conceitos de sustentabilidade que é baseado nos 3R (reduzir, reutilizar e reciclar), transformando a lona recebida em objetos sustentáveis, tais como saco de lixo para carro, jogo americano, toalha de mesa, bolsa, estojo, porta-moedas, mochila, capa de proteção de equipamentos, dentre outros, por meio da aplicação de conceitos de modelagem plana e costura.

A equipe participante é formada pela orientadora Sheilla Costa dos Santos, coorientadora Marilda Colares Jardelina dos Santos, aluna bolsista Lissiane Melo dos Santos, alunos voluntários Layse Souza Sampaio, Dayana Kelly Araujo Santos e Duane de Jesus Silva, além do suporte do professor José Sérgio Filgueiras Costa e do aluno Carlos Gomes da Silva Júnior.

O projeto piloto está sendo desenvolvido no Campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Lá foram colocadas duas caixas coletoras as quais estão primeiramente, na entrada principal, que se situa na rua Estância e a outra, em frente a Coordenadoria de Edificações.

A comunidade externa, discentes, docentes e técnicos administrativos poderão com facilidade depositar o banner onde melhor achar conveniente e esse material coletado será utilizado no evento.

Esse evento está programado para o mês de setembro, um evento que terá em sua programação, palestras, debates, oficina que proporcionará a todos um entendimento da importância de preservar o meio ambiente, transformando o banner em produtos sustentáveis. Todos os produtos que serão confeccionados, resultante da oficina serão doados para entidades beneficentes da capital e aos Institutos Federais para serem usados como brindes em seus eventos. As inscrições serão feitas no sistema SISPUBLI no site do IFS.

Portanto, proteger e melhorar o meio ambiente, e adotar práticas sociais sustentáveis nas instituições acadêmicas e na sociedade é um dever de todos. Abrace essa ideia.

Alunos do Instituto Federal de Sergipe elaboram o projeto Recicla Banners

 

Texto escrito por Marilda Colares Jardelina dos Santos – Professora IFS Campus Aracaju

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 98808-2651
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta