Análise de gestão escolar é tema de encontro com diretores do território Centro-sul sergipano

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação 2, que monitora as unidades de ensino localizadas no território Centro-sul sergipano, está realizando um ciclo de análise de gestão das escolas. Nos encontros realizados no auditório da sede da DRE 2, em Lagarto, os gestores apresentaram os indicadores e a execução financeira dos recursos do Profin.

 

Os encontros acontecem com todos os 38 gestores escolares, em dias alternados, e iniciaram no dia 8 de outubro, com previsão de encerramento para esta terça-feira, 19. De acordo com a gestora da DRE 2, Daniela Santos Silva, cada um dos gestores escolares apresentou as ações desenvolvidas até o momento em relação a 2021 e a execução financeira dos recursos, objetivando socializar os planos de ação entre as escolas que ofertam as mesmas modalidades de ensino.

 

“Tem sido um momento rico pelo fato de os gestores analisarem seus indicadores, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), apresentando a proficiência adquirida no exame anterior e as projeções para 2021, bem como as ações que estão empreendendo para a realização de avaliações como o Saese, Saeb e Enem. Tudo isso acontece de forma organizada e padronizada a fim de que os técnicos de acompanhamento possam traçar análises a partir das evidências que os gestores vêm apresentando. Com os recursos financeiros recebidos tem sido possível verificar diversas melhorias nos aspectos físico e pedagógico, e nessas apresentações um gestor estimula o outro e surgem ideias em relação a possíveis materiais a serem adquiridos”, relatou Daniela.

 

Ainda segundo a gestora da Regional 2, “é perceptível o crescimento profissional dos gestores em busca de uma gestão mais estratégica e qualificada com foco em indicadores, na elaboração de ações que de fato tragam a melhoria do ensino em suas escolas, e também com foco em resultados”, mencionou.

 

Para a equipe gestora do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira, localizado no município de Poço Verde, formada pela diretora Ina Valéria Silva Freitas e pela coordenadora pedagógica Jobeane França de Souza, que estiveram presentes ao encontro,  a proposta da DRE 2 foi enriquecedora ao possibilitar um momento de reflexão sobre os indicadores do colégio.

 

“Quem trabalha em uma escola sabe como as demandas diárias da comunidade escolar nos desviam desses momentos de análise, reflexão sobre as ações e reorientação destas no decorrer do ano. Este momento geralmente fica restrito ao início e fim do ano letivo. Então, ao elaborar a apresentação para a DRE 2, foi-nos possibilitado fazer uma pausa, juntar todos os dados, fazer as conexões e refletir sobre os resultados no auge dos processos. Outro ponto enriquecedor foi a socialização de experiências, pois ouvir e ver as dificuldades dos colegas gestores em outras escolas e como eles resolveram seus problemas nos inspiram a encontrar caminhos e soluções para resolver os nossos também”, destacou a gestora da unidade João de Oliveira, Ina Valéria Silva Freitas.

 

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *