Aracaju assegura cuidados à população em situação de rua abrigadas pela Assistência Social

De forma planejada, a Prefeitura de Aracaju tem atuado para evitar que a população aracajuana seja infectada pelo novo coronavírus, e tem dado atenção especial às pessoas em situação de rua. Assim, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, tem acolhido essa parcela da população em quatro abrigos temporários para resguardar a saúde e vida desse grupo que não tem condições de manter o isolamento social.

Desde o dia 8 de abril, as pessoas em situação de rua estão sendo encaminhadas para a Escola Freitas Brandão, Cras Terezinha Meira, Centro Espírita Laura Amazonas e estádio Sabino Ribeiro, e todo o aparato está sendo garantido para que as acomodações, bem como as condições de higiene e saúde sejam prestadas da melhor maneira possível.

“Há toda uma logística para que os espaços sejam devidamente higienizados e tenham qualidade para acolher essas pessoas. As equipes da Assistência e da Fundat estão sempre no espaço para atender as demandas que surgirem. Temos feito orientações a respeito do cadastramento dos benefícios do Governo Federal e outros benefícios. Temos recebido algumas doações para essas pessoas”, afirma o coordenador de Proteção Especial da Assistência Social de Aracaju, Jonathan Rabelo.

Até o momento, 74 pessoas estão abrigadas nesses locais, sendo 41 no Freitas, 12 no Terezinha, nove idosos no Centro Espírita Laura Amazonas, e quatro famílias no estádio Sabino Ribeiro.

Em todos os locais, são disponibilizados produtos de higiene e limpeza, como sabonete, creme dental e escova de dentes, roupas, toalhas, lençóis, cobertores, álcool, além de colchões, assim como orientações sobre os cuidados necessários para o enfrentamento do novo vírus.

Os acolhidos também recebem três refeições por dia: café da manhã, almoço e janta. A alimentação diária e os produtos de higiene são frutos de uma parceria realizada com a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias).

Conforme destaca o coordenador, o trabalho de Abordagem Social continua, bem como o serviço prestado no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). “Ainda estamos fazendo o cadastro das pessoas em situação de rua, seja por meio da abordagem ou do Centro Pop. Com esses quatro abrigos, conseguimos dar conta da demanda e atender bem a essa população”, ressalta.

Consultório na Rua e Redução de Danos
Nos quatro espaços disponibilizados pela Prefeitura, além da garantia do abrigo, a Prefeitura também disponibiliza atendimento médico através do Consultório na Rua e do Programa Redução de Danos, coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Publicidade:

Uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, duas técnicas, uma psicóloga, uma assistente social e nove redutores realizam o atendimento de cada um dos abrigados, seguindo o cronograma semanal de visitas. Nas consultas, entre outras verificações, a atenção é voltada para averiguar se os abrigados possuem algum sintoma de síndrome gripal, o que funciona como um monitoramento dos possíveis casos da covid-19.

“Articulamos com o pessoal das Unidades Básicas de Saúde para atender os casos sintomáticos. Há todo um trabalho de articulação da rede também. Tudo é checado e fazemos um controle das informações e seguimos monitorando. Até o momento, nenhum dos abrigados apresentou sintomas de síndrome gripal, mas o trabalho continua”, frisa a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS, Chenya Coutinho.

Seguindo às recomendações do Ministério da Saúde, a ação é fruto do trabalho intersetorial que vem sendo desenvolvido pelas equipes das duas pastas, com a pretensão de conter o avanço do vírus no território aracajuano e atender às necessidades das pessoas acolhidas no que se refere à saúde. Todos os usuários testaram negativo para o novo coronavírus.

Mesmo com o atendimento nos abrigos, o trabalho nas ruas não para, afinal, essa é a ideia do Consultório na Rua, em parceria com o Programa Redução de Danos, que, há cerca de cinco anos, atua por toda a capital sergipana.

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta