Aracaju segue com campanha sobre uso de máscaras no transporte público

Iniciada no último dia 30 pela Prefeitura  de Aracaju, a campanha educativa sobre a importância do uso de máscaras no transporte público continua nos seis terminais de integração da capital. Na manhã desta sexta-feira, 8, equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) reforçaram que o uso é obrigatório e entregaram uma máscara reutilizável para quem ainda não tinha.
Foram adquiridas 50 mil máscaras reutilizáveis pela administração municipal para distribuição entre usuários do transporte coletivo. Além da entrega do insumo e da mensagem de conscientização sobre a necessidade de seu uso constante em espaços públicos durante a pandemia do novo coronavírus, servidores da SMTT orientaram as pessoas sobre como higienizá-las adequadamente.
A auxiliar de serviços gerais Iraildes Santos estava usando sua própria máscara no Terminal do Dia, mas elogiou a ação da Prefeitura. “A gente sabe que muitas pessoas não têm condições de ter uma e recebendo assim, de forma gratuita, elas estão se preservando”, disse. Cristiane Lima, que é colega de trabalho de Iraildes e a acompanhava no terminal, concordou. “Com essa ação, as pessoas não têm mais desculpas para não se proteger e proteger os outros”, opinou.
De fato, apesar de ser considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI), a máscara é indicada pelos especialistas em saúde para reduzir o risco coletivo de contágio pelo novo coronavírus. Ao usá-la, a pessoa protege o outro e só está protegida se o outro fizer o mesmo. O pedreiro Cleverton de Jesus entendeu essa dinâmica. “Não adianta eu usar e outras pessoas no ônibus não estiverem usando. Todo mundo precisa fazer sua parte”, comentou, enquanto esperava o ônibus.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, afirma que a campanha educativa tem sido um sucesso. “Esta foi a quarta ação da campanha e a diferença que percebemos nos terminais, quando comparamos com a primeira, é imensa: a maioria das pessoas já usa a máscara e entende a importância de usá-la nos espaços públicos, conforme orientam os decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. Mesmo assim, seguiremos com a campanha, frequentemente, para reforçar a mensagem de conscientização entre a população e estimular as pessoas a se manterem protegidas”, garante.
Outras ações
Além da campanha educativa, desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 em Aracaju, a SMTT vem adotanto providências para garantir a proteção de usuários do serviço de transporte público. Neste sentido, determinou que as empresas adotassem um rigoroso esquema de higienização dos veículos, instalou recipientes com álcool em gel em todos os terminais para o uso dos passageiros e orientou fiscais em terminais a organizar o embarque de pessoas nos ônibus para evitar aglomerações.

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta