Aracajucard e Colégio Estadual Jackson de Figueiredo apresentam projeto-piloto de controle de frequência à escola

De forma experimental, o Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, situado no Centro de Aracaju, passa a contar com o serviço de controle de frequência, a partir do sistema de bilhetagem eletrônica da empresa Aracajucard, gestora do transporte coletivo da capital e região metropolitana. Lançado nesta segunda-feira, 16, na sede da unidade de ensino, o projeto visa proporcionar segurança para a escola no acesso exclusivo de alunos da instituição, combater a evasão ligada à frequência, além de fomentar uso da meia passagem, entre outras ações.

Essa ferramenta de gestão ainda possibilita a criação de diversos relatórios, como o controle e gerenciamento do registro de entrada, saída e tempo de permanência na escola; controle de frequência e ausência na escola por período, horário e turma; embarque (dia, horário e destino) no sistema de transporte coletivo; e análise das faltas de acordo com a validação da instituição.

Destacando a importância do uso da tecnologia como facilitador da gestão de frequência, a professora Margareth Machado, gestora da unidade, conta que o sistema integrado dará mais dinâmica ao trabalho da escola no que diz respeito à presença dos estudantes nas aulas, mesmo que de forma experimental. “É uma ferramenta que nos permitirá, também, organizar novas configurações de acompanhamento. Nossa escola está numa área muito movimentada do centro da cidade, e é preciso ter essa atenção e cuidado com a segurança dos nossos alunos, impossibilitando que quaisquer outras pessoas sem vínculo adentre a escola”.

O projeto contribui para um melhor desempenho de todas as atividades escolares, além de levar tranquilidade aos pais ou responsáveis quanto à transparência das informações sobre a frequência escolar, e também para os usuários que utilizam o cartão Mais Aracaju Escolar, sendo possível checar o horário e a linha de deslocamento à escola. Isso será possível por meio de uma senha individual e intransferível.

De acordo com o diretor executivo da Aracajucard, José Carlos Amâncio, apesar de ser uma inciativa-piloto, a pretensão é ampliar para outras escolas. “Havendo interesse de outras instituições, acredito que a gente vai estabelecer uma logística para implantação nas demais escolas, tanto da rede pública quanto particular”, disse o gestor, apontando os benefícios do serviço, como o monitoramento em tempo real de todos os dados por meio do Portal do Aluno, no site www.aracajucard.com.br.

Gestora da Diretoria de Educação de Aracaju, a professora Gilvânia Guimarães acompanhou o lançamento e falou do pioneirismo da parceria que vai beneficiar 1.095 alunos. “É um projeto que vem sendo testado desde julho aqui no Jackson de Figueiredo, onde vinha sofrendo ajustes para melhor atender à demanda de acompanhamento, sobretudo evitar a evasão escolar desses estudantes”, pontuou ela, enfatizando a importância da participação dos pais nesse monitoramento.

O aluno Ícaro Fernando dos Santos, do 3º ano do ensino médio, aprovou a inciativa. Para ele, o sistema vai permitir que o estudante se sinta mais responsável com suas atividades escolares, bem como o monitoramento dos pais, que saberá se seus filhos realmente estão comparecendo às aulas.

Reiterando a questão da segurança, a aluna Michellem dos Santos Lima fez bastantes elogios ao novo sistema que vai monitorar a frequência. “A gente vai estar mais protegido porque só passará pela catraca quem for aluno”, concluiu.

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta