Árvore de Livros: estudantes da rede pública de Sergipe tem acesso mais de 30 mil títulos 

Os mais de 18 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio, das etapas finais da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio (EJA-EM) e da Educação Profissional da rede pública de Sergipe, contarão com um reforço nos estudos: a Árvore de Livros, plataforma digital de leitura que chega às escolas oferecendo mais de 30 mil títulos entre livros, jornais e revistas de todo o mundo. A partir de parceria estabelecida com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), o acervo poderá ser acessado no Portal Estude em Casa, na seção Paulo Freire, contemplando a programação da Semana de Mobilização Social, que homenageia o educador.

O acesso é gratuito para os estudantes e professores, e a ferramenta ficará disponível por um período de cinco meses. A oferta faz parte de uma iniciativa da Edtech de ampliar o acesso a obras literárias em meio à pandemia, período no qual as escolas enfrentam desafios para seguir a rotina escolar, além de auxiliar na preparação para os vestibulares. A plataforma foi lançada oficialmente na quarta-feira, 16, durante a palestra online ‘Educação e relações humanas: uma abordagem a partir de Paulo Freire’, ministrada pelo professor Arthur Meucci, da Universidade Federal de Viçosa, e mediada pela professora Meire Ferreira, diretora Regional de Educação 9 (DRE 9). A live continua disponível: .

Além do acervo diversificado, a plataforma oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor, como os relatórios de leitura, que mostram o progresso dos alunos, a possibilidade de realizar indicações de livros, enviar atividades pela plataforma e ainda projetos e trilhas de leituras alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais os educadores podem acessar e aplicar para seus alunos.

A missão da Árvore de Livros é a formação de cada vez mais novos leitores no Brasil. Por meio de todas as possibilidades oferecidas, os alunos que utilizam a plataforma apresentam um nível de leitura acima da média nacional. No Brasil, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, em 2016, a média é de 2,43 livros por brasileiro durante todo o ano. Já na Árvore de Livros, em 2019, a média foi de seis livros lidos por aluno.

Conforme a diretora do DED, Ana Lúcia Lima, a leitura estimula o imaginário e propiciando o diálogo com a vida. Pela leitura o estudante tem a possibilidade da vivência ao inusitado, a inovação, a curiosidade e a afetividade, tão importante para quem se prepare para o futuro, para a convivência com o controverso, com o extraordinário e com o diferente. “Queremos com essa parceria ampliar a formação dos nossos estudantes na efetividade de leitores competentes e autônomos. A inserção da Árvore de Livros na dimensão da rotina escolar, através do Portal Estude em Casa, pode trazer para as Atividades Escolares Não Presenciais, possibilidade de estimular a leitura entre os estudantes, estimulo tão desejado pelos professores, para tanto teremos mais de 30mil livros disponíveis, sem contar com jornais e revistas para atualização e preparação para o Enem”, enfatiza.

Sobre a Árvore de Livros

A Árvore de Livros é uma Edtech nacional, lançada em 2014, cujo propósito é transformar a educação no Brasil por meio da formação de novos leitores. A plataforma tem parceria com mais de 600 editoras e mantém mais de 30 mil títulos diferentes disponíveis, entre livros, jornais e revistas do mundo todo. Além disso, a Árvore de Livros também oferece apoio pedagógico aos educadores, relatórios que possibilitam acompanhar de perto a leitura de cada aluno, projetos que estimulam o hábito de ler em crianças e jovens e sequências didáticas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular.

 

 

 

 

Reprodução autorizada mediante citação da fonte: Imprensa 24h

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter
Wikipedia

 

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta