Assistente Social tem fundamental importância durante pandemia do coronavírus

O serviço social é uma profissão regulamentada e em seu cotidiano de trabalho, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades da população. No 15 de maio, Dia do Assistente Social, esse profissional é lembrado ainda mais como peça forte e relevante, principalmente nesse momento de pandemia do novo coronavírus. No Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o serviço é composto por 50 profissionais que desenvolvem papel de destaque na linha de frente das ações diminuindo o impacto da crise na vida das pessoas, em especial as que estão em situação de vulnerabilidade social.

No Huse, o assistente social é responsável por estabelecer um contato com o paciente, além de uma assistência aos familiares desenvolvendo um papel humanizador na área hospitalar, como ressalta a referência técnica do Serviço Social do Huse, Jolene Feitosa. “É um desafio muito grande esse trabalho dentro do maior hospital público do Estado. A gente faz a escuta qualificada dos usuários e dos acompanhantes, fazendo o direito ser colocado conforme as legislações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto do Idoso (EI), a gente faz por onde esses direitos serem respeitados e nessa época de pandemia ainda mais”, destacou.

Como estão na linha de frente por serem profissionais da área de saúde, os assistentes sociais atuam da forma correta para não se contaminarem, procurando manter o serviço funcionando de forma normal. A premissa do assistente social enquanto profissional é garantidor de direitos da população e o serviço social atende pessoas querendo colocar esses direitos da forma correta, principalmente no atendimento do usuário a demanda.

Os profissionais que atuam no Huse estão distribuídos nos três turnos e divididos nos mais diversos setores do hospital como o internamento, Pronto Socorro, Unidade Pediátrica e Centro de Oncologia. O Huse é a única unidade de saúde do Estado que dispõe do Serviço Social atendendo no período de 24 horas.

Reprodução autorizada mediante citação da fonte: Imprensa 24h

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta