Baleia jubart é encontrada morta em praia de Sergipe

Uma baleia da espécie Jubarte morta apareceu, neste domingo (25), na Praia da Costa, no município da Barra dos Coqueiros, em Sergipe. A empresa Visão Ambiental, que monitora as praias, foi acionada para fazer a coleta de material visando identificar a causa da morte da baleia.

A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) divulgou que a baleia é um macho adulto e tem 15m de cumprimento. Nessa época e também nos períodos de acasalamento, segundo o órgão, é comum que as baleias da espécie jubarte circulem pelas praias do Nordeste em busca de águas mais quentes.

O médico veterinário da Adema, Daniel Allievi, da Adema, informou que a baleia morreu antes de encalhar na praia. “Foi identificado que esse animal já estava em óbito, há alguns dias, ali próximo as plataformas de petróleo, e que a força da maré o trouxe até a praia”, destacou.

O profissional declarou que “uma empresa terceirizada pela Petrobras, que realiza o monitoramento de praias nos litorais de Alagoas e Sergipe, fez a coleta de material biológico e encaminhará as amostras para exames laboratoriais, a fim de identificar a causa mortis. No que diz respeito ao corpo, por se tratar de um animal muito grande, será feito o esquartejamento, e, posteriormente o transporte para o destino das partes, não estando definido se elas serão incineradas ou enterradas”, ressaltou.

É muito comum nessa época do ano, as baleias jubartes fazerem a sua rota migratória tendo as praias do Nordeste como destino, uma vez que nesse período elas estão na fase de acasalamento, e, buscam as águas mais quentes (o que encontram no litoral nordestino) para copularem.

Fonte: Adema

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta