Busca ativa escolar: Encontro Estadual Intersetorial “Fora da Escola Não Pode!” ocorrerá nesta quinta-feira, 18

Reforçar que a educação é um direito constitucionalmente garantido e que não pode ser revogado em situações de crise é o objetivo do Encontro Estadual Intersetorial do Fora da Escola Não Pode!, que acontecerá de forma remota nesta quinta-feira, 18, das 9h às 11h30, com transmissão pelo canal do YouTube da Seduc.

O encontro contará com pesquisadores das áreas do Direito, da Educação, da Assistência Social de organizações da Sociedade Organizada, representantes de Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, do secretário de Estado da Educação, Josué Modesto, e da vice-governadora, Eliane Aquino, além de técnicos da Seduc que debaterão e mediarão as salas discursivas e os painéis.

A iniciativa é desenvolvida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Vice-Governadoria do Estado, em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Consasems).

O Encontro Estadual também é fruto da Semana da Busca Ativa Escolar que aconteceu no período 8 a 12 de março, envolvendo as atividades nos 75 municípios sergipanos, a fim de garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes à educação, evitando o abandono e evasão escolar, por meio de ações voltadas para as famílias, escolas, gestão pública e mídia.

Segundo Josué Modesto, secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura e anfitrião do Encontro, em tempo de estudo não presencial é importante que essas atividades de busca ativa escolar aconteçam como forma de discutir o tema e sensibilizar a todos que, independente do formato da escola, a criança tem o direito de estudar e os responsáveis por ela de motivá-la e conduzi-la ao estudo.

No encontro estadual, acontecerão dois painéis discursivos interpostos pelo secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos. O painel 1 com o tema “A Iniciativa Fora da Escola Não Pode! Com a Estratégia da Busca Ativa Escolar” e o painel 2 “Busca Ativa Escolar e o Regime de Colaboração entre Estado e Municípios e a Rede Intersetorial”. Também serão disponibilizados vídeos de escolas com atividades alusivas à busca ativa escolar e apresentações culturais.

Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa é um movimento que une Educação, Assistência Social, os segmentos de Saúde em prol da criação e adoção efetiva de políticas públicas para garantir a permanência dos alunos na escola. Todos os dias, em qualquer momento, a sociedade e o poder público devem tratar o direito à educação como prioridade, tendo uma atenção ainda maior em momentos de crises e emergências como este, causadas pela pandemia da covid-19, que acentuou a situação de vulnerabilidade de muitas famílias e ampliou as desigualdades educacionais no Brasil.

Publicidade:

A coordenadora estadual da Busca Ativa Escolar da Seduc, professora Rute Lisboa Dias Rosendo, explica que as atividades atendem à necessidade de intensificar a prevenção e o enfrentamento do abandono e da evasão escolares, mantendo na escola quem já estava matriculado e incluindo aqueles que estão fora dela. “É necessário o envolvimento de todos os responsáveis do governo, da sociedade e das famílias. A articulação entre diferentes setores é fundamental na garantia do direito à educação de crianças, adolescentes, jovens e adultos. A campanha reforça junto às famílias que a manutenção do vínculo com a escola, mais do que nunca, é necessária para garantir a aprendizagem. Porque fora da escola não pode. Mesmo que a escola esteja funcionando em outros formatos”.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta