Canais de comunicação ajudam a otimizar atendimento de denúncias a Guarda Municipal de Aracaju

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA), órgão ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), conta com um importante aliado no atendimento a denúncias. Por meio dos canais de comunicação, tanto o número 153 como também o contato via WhatsApp, a população se aproxima do trabalho realizado pela GMA e, desta forma, pode auxiliar de maneira expressiva no combate a ações ilícitas em toda a capital. 
 
Esses canais de comunicação são parte integrante de um sistema de informação que, ao longo dos últimos anos, tem servido para otimizar o trabalho da Guarda Municipal, começando pelo Centro Operacional da Guarda, onde também funciona a Central de Monitoramento do órgão. 
 
O 153 é um número disponível 24 horas por dia e é um canal aberto para denúncias. Além dele, a GMA também disponibiliza o contato via WhatsApp (79 9 8166-7790), a partir do qual a população pode enviar vídeos e fotos a respeito de denúncias. 
 
“Esses canais de comunicação otimizaram muito o trabalho da Guarda Municipal e conseguimos melhorar as ações. Temos dois exemplos claros sobre isso. O primeiro foi de uma informação que recebemos de que um homem, dentro de um ônibus, estava portanto uma arma de fogo. Ao verificar, confirmamos a denúncia. O segundo exemplo, houve uma denúncia de que duas menores de idade estavam portando drogas e, de fato, confirmamos da informação. Então, esses canais nos permitem ter olhos por toda a cidade, já que a população pode ficar atenta e entrar em contato conosco, ampliando nossa efetividade”, ressalta o diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça. 
 
De acordo com o diretor-geral da Guarda, há uma média mensal de 1.100 ligações via 153. Já através do WhatsApp, são registrados cerca de 40 contatos por dia. 
 
“No entanto, é preciso chamar a atenção para os trotes. Das 1.100 ligações pelo 153, por exemplo, 9% são trotes, ou seja, uma média de 104 por mês. Fazemos até algumas campanhas porque, com esses trotes, despendíamos uma força para um local que não tem necessidade real, portanto, um outro local que, talvez precise, de fato, não vai ficar resguardado”, alerta Mendonça. 
 
Tecnologia a serviço
Conforme aponta o diretor-geral da GMA, a partir da instalação do Centro de Controle Operacional, o órgão pôde otimizar uma série de ações. “Nos casos que envolvem equipamentos públicos municipais, onde temos o sistema de monitoramento, a partir da denúncia, conseguimos visualizar, pelas câmeras, o que está ocorrendo, se a denúncia procede e, na confirmação, a viatura mais próxima é encaminhada para atender o chamado”, explica.
 
O uso da tecnologia,destaca Mendonça, garante maior eficiência ao trabalho e mais segurança para a população e até para o guardas, “já que, a partir do momento em que podem acompanhar o que está acontecendo, também podem planejar melhor a operação e a forma de abordagem”, frisa o subinspetor que destaca, ainda, que o número considerável de denúncias mostra a aprovação e credibilidade que a população confere à GMA. 

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