CBH Sergipe em parceria com a prefeitura de São Cristóvão leva educação ambiental para moradores

Na manhã desta terça-feira (24) de setembro, membros do comitê do Rio Sergipe, participam de uma ação sobre Educação Ambiental e Saneamento Básico na 4º cidade mais histórica do Brasil.

O evento contou com a presença de alunos e professores da Escola Municipal Gina Franco, além de autoridades e organização da sociedade civil, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância do saneamento básico e o quanto à ausência do mesmo influencia na nossa qualidade de vida.

Através de uma maquete (que representa uma obra em escala reduzida), demonstramos o ciclo do saneamento básico da cidade de Aracaju, sendo suas quatro vertentes: captação e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos.

‘’A forma como eles reagiram ao observar a maquete e como questionaram a respeito  do saneamento básico, foi de suma importância para nós que trabalhamos com educação ambiental , eles ficaram surpresos com os detalhes e curiosos para saber  tudo à respeito do que viam; isso nos deixa muito feliz em saber que o nosso trabalho quanto educadores ambientais surtiu efeito”. Disse  Lissiane Melo, membro do CBH Sergipe.

A prefeitura de São Cristóvão recebeu da Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO, mudas para realizar o plantio na cidade, as mesmas foram distribuídas entre os alunos que se encontravam presentes no evento.

‘’É uma honra está em minha cidade natal trazendo um debate sobre preservação do meio ambiente para esses jovens, que irão transmitir a outros, o que foi demonstrado aqui por nós da educação ambiental’’. Disse Marcus Lázaro,  presidente do CBH Sergipe.

São Cristóvão

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca (Semap) lançou nesta terça-feira (24), o projeto ‘Pede Verde’. A iniciativa consiste em um projeto que possibilitará que o morador do município solicite uma das mudas disponíveis e assim contribua para o processo de arborização da cidade.

Para fazer a solicitação, o cidadão deverá entrar em contato com a Semap por meio do número (79) 99802-7403, optar por retirar a muda na prefeitura ou pela opção ‘delivery’, solicitando assim que a muda seja entregue no endereço indicado. De acordo com o secretário de meio ambiente agricultura e pesca, Thiago Corrêa, o intuito é que a população colabore para que a cidade seja cada vez mais arborizada.

Cidade sustentável

Durante o evento, o prefeito Marcos Santana destacou o trabalho que vem sendo feito no município nos últimos anos, visando ações sustentáveis, o que tem gerado reconhecimento nacional.  “Nós de São Cristóvão temos um motivo a mais para comemorar nesta semana. Nossa cidade através do SAAE recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis 2019, por conta do projeto “Águas de São Cristovão”. Nós ganhamos esse prêmio concorrendo com 60 cidades de todo o país e isso mostra como essa gestão se preocupa com o meio ambiente e com a qualidade de vida da nossa gente”, finalizou o prefeito.

Saneamento expresso

Além do lançamento do projeto, o evento ainda contou com a participação do coral “Cantar das Águas” e da unidade móvel “Saneamento Expresso”, ambos da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO). Por meio do ônibus, os alunos do Gina Franco puderam conhecer todos os processos realizados no tratamento de água e esgoto, na maquete que demonstra o Ciclo do Saneamento.

Na ocasião, o diretor de meio ambiente e expansão da DESO, Gabriel Campos, detalhou como funciona o veículo e falou sobre a parceria com a Prefeitura de São Cristóvão. “Dentro da programação em comemoração aos 50 anos da DESO foi lançado o programa ’50 anos 50 mil mudas’. São Cristóvão foi um dos municípios onde nós desenvolvemos essa parceria, onde disponibilizamos mudas de árvores, tanto nativas como árvores exóticas. Hoje estamos aqui também com um ônibus que é todo adaptado com monitores, maquete interativa, onde as crianças podem acompanhar todo ciclo da água, desde a captação da água bruta até o seu descarte adequado”, informou o diretor.

Imprensa 24h com informações do CBH Sergipe e PMSC

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta