Centro de Excelência Pereira Lobo promove acompanhamento dos alunos com a participação dos pais

Situado no município de Neópolis, no território do Baixo São Francisco Sergipano, o Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo, unidade que oferta o ensino médio em tempo integral, tem reforçado o acompanhamento dos alunos por meio da tutoria. O acolhimento, que já é comum no modelo de ensino, é estendido ainda para os pais e responsáveis pelos estudantes, momento do qual o professor tutor se utiliza para trocar ideias, aconselhar e dar apoio aos jovens. Os encontros vêm ocorrendo no formato remoto, seguindo o cronograma do calendário escolar de 2021.

A diretora da unidade, Edineuza Lessa, conta que nesses encontros sistemáticos o professor tutor atua mediando as necessidades da vida escolar do estudante, apoiando-o em seu desenvolvimento e fomentando o seu protagonismo, sendo a participação dos pais de extrema importância, pois cria condições de estes conhecerem o trabalho que está sendo desenvolvido na escola, e se envolverem ainda mais, apoiando e incentivando seus filhos no processo de ensino remoto.

Para ela, a tutoria ganha destaque por seu papel na orientação, motivação e acompanhamento acadêmico da vida do estudante, fortalecendo ainda mais seu projeto de vida. “Nesse contexto, a tutoria é uma possibilidade de aproximação da escola com o estudante, de maneira que este possa se sentir acolhido e valorizado, levando-o a compreender a importância de manter uma rotina de estudos”, declarou a gestora.

Segundo a professora Leilane Veras, tutora do EMTI, cerca de 100 alunos são acompanhados por oito tutores. Ela explica que nos encontros de tutoria são abordados temas como: autonomia, competência, responsabilidade, protagonismo, importância e construção da agenda de estudos, auxiliando também o estudante a superar dificuldades que possam surgir no percurso do ano letivo. Dessa maneira, o tutor atua mediando as necessidades da vida escolar do estudante, apoiando-o em seu desenvolvimento e fomentando o seu protagonismo nas ações desenvolvidas pela escola.

“A partir da campanha ‘Quem ama, incentiva’ decidimos inserir a participação dos pais em alguns momentos da tutoria, criando assim condições de conhecerem o trabalho desenvolvido pela escola, e por meio do diálogo, conscientizá-los da necessidade de apoiar e incentivar seus filhos no processo de ensino remoto, desenvolvendo, desta forma, a corresponsabilidade, premissa basilar das escolas de Ensino Médio Integral, fundamental ao desempenho do estudante na rotina acadêmica e na realização do seu projeto de vida”, disse a tutora Leilane.

No último encontro, na semana passada, a aluna Ana Kenya, do 3º ano, estava acompanhada da mãe, Ana Claudete Matias, durante conversa da tutoria. A jovem explica que é muito importante a relação entre o estudante e o professor, mas a tutoria trouxe muito mais que isso. “Me ajuda, e ajuda os meus colegas também, em todos os momentos em que temos dificuldades na escola, na aprendizagem e também dificuldades de socialização”, disse ela.

“Agora, em plena pandemia, o papel do tutor em nossas vidas é algo extremamente especial. Recebo telefonemas e mensagens de incentivo do meu tutor quase toda semana, o que me deixa muito feliz, além dos encontros pelo Google Meet, nos quais também ocorre um momento de conversa com os pais. A tutoria é muito importante e necessária na nossa vida escolar, pois ajuda muito a nossa experiência no ensino médio e a melhoria da nossa qualidade de ensino”, concluiu a estudante.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

 

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