Colégio Manoel Messias Feitosa, em Glória, é líder em aprovação no Enem 2020 no Sertão Sergipano

Nos cursos de Medicina das instituições federais, já são três alunos aprovados

O Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, unidade que oferta o Ensino Médio em Tempo Integral localizada em Nossa Senhora da Glória, no território do Alto Sertão Sergipano, é mais um exemplo de sucesso em aprovações de alunos da rede pública estadual de ensino no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Contabilizando a primeira e segunda chamadas do Sisu, foram aprovados 48 alunos. Esse quantitativo representa 31,57% do total de 152 alunos da unidade de ensino que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além dessas aprovações, o polo do Curso Pré-Universitário da Seduc aprovou 33 alunos em universidades federais.

Somente no curso de Medicina, um dos mais concorridos, foram três aprovações, sendo uma na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e uma na Faculdade Integrada Tiradentes (FITS-PE). As aprovações também foram distribuídas nos mais diversos cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), como Odontologia, Matemática, Psicologia, Administração, Jornalismo, entre outros.

De acordo com o diretor do centro de excelência, Pedro Jonathan Santos Santana, a escola deu todo o apoio e suporte pedagógico necessário para que os estudantes atingissem esse resultado vitorioso. Mas ele ressalta que o esforço dos alunos foi de grande importância para esse número de aprovações. “A gente precisou se reinventar nesse período de pandemia e de aulas presenciais suspensas, para que os alunos pudessem ter uma rotina de estudos e manter o foco na aprendizagem. A escola contribuiu bastante, tanto os professores, quanto a coordenação, mas os alunos merecem muitos aplausos por terem conseguido gerenciar o tempo e se mantido focados em seu objetivo, que é ingressar em uma instituição de ensino superior”, disse.

Durante todo o ano de 2020, o Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa promoveu simulados, revisões, mesmo remotamente, com provas objetivas e uma rotina de aulas. A aluna Nercília Elze Dias Santana Santos, de 18 anos, foi uma das vencedoras, tendo passado em 3º lugar no curso de Engenharia Civil para o Instituto Federal de Sergipe (IFS), campus Aracaju. Moradora de Porto da Folha, quando estava no 2º ano do Ensino Médio Integral ela tinha uma rotina cansativa de ir todos os anos para Nossa Senhora da Glória, onde estudava no Manoel Messias. As viagens eram feitas com o transporte escolar oferecido pelo Governo do Estado aos alunos da rede estadual.

Já no ano passado, quando estava no 3º ano do Ensino Médio Integral, as aulas passaram a ser online devido à pandemia do novo coronavírus. Ela conta que, mesmo com as dificuldades impostas por essa situação, conseguiu dedicar-se bastante aos estudos e contou com a ajuda da escola. “Tive todo o apoio da escola, tanto emocional, quanto nos estudos, e isto foi primordial. Foi um ano cheio de dificuldades, mas os professores nos ajudaram bastante e, graças a Deus, também tive o acesso às tecnologias. Então foi uma batalha que deu certo. Fiquei surpresa com minha aprovação em terceiro lugar, pois o Enem foi bem acirrado e ficávamos tensos em relação ao resultado. Eu não esperava tanto”, declarou.

Outro estudante que conquistou a aprovação foi o seu colega João Lucas Mota, 18 anos, morador de Nossa Senhora da Glória. Ele passou em 3º lugar no curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão. Estudou todo o Ensino Médio no Manoel Messias e neste último ano, esteve assíduo às aulas online, participando das revisões, simulados e assistindo às dicas dos professores. “Gostaria de deixar minha gratidão, primeiramente, pelo apoio emocional que o colégio me proporcionou, juntamente com o indescritível conteúdo acadêmico apresentado de forma clara e simples para compreensão e direcionamento para um bom Enem, que foram essenciais para minha aprovação. Definitivamente não foi um ano fácil, e poderia ter sido bem pior sem o colégio”, afirmou.

Aprovações na rede estadual

A rede estadual de ensino aprovou 1.409 alunos na Universidade Federal de Sergipe, já contabilizando as duas chamadas do Sisu, programa do Governo Federal que distribui vagas em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e nos institutos federais de educação. O Centro de Excelência Atheneu Sergipense, unidade que oferta do ensino médio em tempo integral em Aracaju, foi a escola que mais aprovou entre as unidades públicas e privadas no Estado.

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, parabenizou todos os estudantes que se inscreveram no Sisu. “Estamos colhendo resultados fantásticos graças ao empenho dos estudantes, professores e seus familiares, que superaram as dificuldades que tivemos nesse ano de pandemia. Começamos com uma campanha de inscrição no Sisu e tivemos um aumento de 20% em relação ao número do ano anterior. Tivemos também a experiência do ensino híbrido, com o apoio de todos os nossos professores do Pré-Universitário e de investimentos feitos pelo Governo do Estado para a manutenção e qualificação do ensino. Todas as nossas escolas estão de parabéns, e agora os resultados estão aparecendo”, declarou.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

Publicidade:

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta