Bacelar, o vencedor!

Luiz Carlos Reis Bacelar, nascido em 05 de outubro de 1963 na Comunidade Morro Sampaio Correia, em Rio de janeiro-RJ. Filho da senhora Joana dos Reis Bacelar e Deusdedith da Cruz Bacelar e esposo de Maria Célia Santos Bacelar é um ilustre escritor e idealizador de projetos sociais que beneficiam a comunidade de Nossa Senhora do Socorro, local onde reside atualmente.

Sua história de vida é uma inspiração, pois nos mostra que é possível vencer mesmo diante das dificuldades que a vida impõe. Filho de mãe solo, que trabalhava durante toda a semana como doméstica para trazer o sustento da sua família e que por este motivo se ausentava da vida dos seus filhos. Luiz que era o filho mais novo, atraído pela liberdade que acreditava que às ruas ofereciam, acabou por ser internado na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM), no ano de 1977, à pedido da sua mãe que receava vê-lo morto nas ruas devido à violência das mesmas.

Na FEBEM o potencial de Bacelar como um jovem cheio de talentos e passível de ressocialização foi valorizado, neste ambiente ele pôde desenvolver principalmente suas habilidades na escrita, sempre ficando em primeiro lugar nos concursos de redação, como também, influenciado pela sua base cristã lhe ensinado quando sua mãe ainda tinha controle sobre sua vida ele escolheu o lado certo naquele internato, o da disciplina e do trabalho.

Hoje Bacelar é funcionário público do município de Nossa senhora do Socorro (Sergipe), projetista e empreendedor social, ex-conselheiro tutelar do município em que reside, ex-coordenador do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI), fundador da ONG Estúdio Comunidade e escreveu o livro intitulado “Como vencer através da força da superação” que será lançado em fevereiro de 2021 e já está disponível em algumas plataformas de livros.

A Organização Stúdio Comunidade incentiva diversos projetos a exemplo de escolinhas de futebol em Nossa Senhora do Socorro e reforços escolares que visa dar oportunidades para jovens e crianças se desenvolverem de forma saudável e longe da criminalidade das ruas, assim como Bacelar foi incentivado quando interno da FEBEM.

O exemplo de vida de Bacelar é prova viva de que todo jovem é capaz de mudar o rumo da sua vida quando lhe é dado oportunidades e créditos aos seus potenciais e talentos. Graças à oportunidade que foi dada para mudança de vida de Luiz, ele está mudando a vida de outros jovens que assim como ele, têm potencial de crescimento, precisando, apenas de incentivo e motivação.

 

 

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta