Cursos profissionalizantes preparam jovens São-cristovenses para o mercado de trabalho

Desde o dia 18 de setembro, mais de 100 jovens São-cristovenses estão participando de cursos profissionalizantes ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast). As aulas que estão ocorrendo no período da manhã e tarde seguem até dia 19 de novembro e estão sendo ofertadas em carretas escolas, que ficam localizadas no Ceac do Eduardo Gomes.

O objetivo é capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho, ofertando os seguintes cursos: Auxiliar de Eletricista; Eletricista Automotivo; Costureiro Industrial de Moda Feminina; Produtor de Derivados de Leite; Produtor de Embutidos e Defumados. Ao final, os alunos receberão certificado de 160 horas.

De acordo com a secretária da Semast, Lucianne Rocha, o município tem sempre buscado parcerias com o intuito de beneficiar os moradores da cidade. Segundo ela, a Secretaria tem dado todo o suporte para a realização dos cursos, inclusive no que diz respeito ao deslocamento dos estudantes que moram em pontos mais distantes do local de realização das atividades.

“Dentro do pensar o mundo do trabalho nós temos uma ação importantíssima que é a de capacitar, criar oportunidades de profissionalização para os moradores da cidade para que eles tenham condição de adentrar ao mundo do trabalho. O Senai é uma entidade parceira, que faz esses termos de cooperação com os municípios, onde eles trazem esses cursos até as cidades, fazendo com que fique mais acessível para os moradores. O município fica responsável pela logística de execução, e para garantir que jovens do Centro Histórico e dos povoados pudessem participar, nós ofertamos o transporte para facilitar o acesso. Temos o papel de ofertar a profissionalização mas também oportunizar o acesso”, explicou a secretária.

Conforme a diretora de trabalho da Semast, Neusa Malheiros, a profissionalização dos alunos será fundamental para a busca de um futuro emprego. “Os alunos desses cursos são em sua maioria jovens, e essas são oportunidades que a Prefeitura vem ofertando para que esses jovens possam ter um lugar, muitos deles em busca de um primeiro emprego. Sabemos que a qualificação profissional é uma ferramenta importantíssima para que as pessoas possam ocupar um lugar mais qualificado nesse mercado de trabalho com as vagas que surgem”, apontou.

Professores

Disponibilizados pelo Senai, os professores aplicam questões teóricas e práticas de acordo com o tema de cada aula. O professor do curso de eletricista automotivo, Rudney Sampaio, explicou como é aplicado o conteúdo. “O curso visa preparar o profissional no mercado de trabalho para a área automotiva, aqui ele vê diversas áreas de elétrica automotiva, sobre instalação de som, acessórios, sistema de ar condicionado e outras áreas”, destacou.

Já no curso de Produtor de Derivados de Leite, os jovens aprendem um pouco a parte teórica e sobre a higienização dos alimentos. “Inicialmente eles aprendem toda a parte teórica, para quando estivermos na cozinha produzirmos tudo com segurança. Aqui eles aprendem a fazer doce de leite, iogurte, queijo, requeijão cremoso, manteiga, e quando eles saem daqui eles conseguem produzir todos esses produtos com qualidade e segurança”, explicou a professora Aline Costa.

Alunos

Após pouco mais de um mês de curso, os alunos já destacam o aprendizado adquirido e apontam a proximidade como um dos principais fatores para a busca das atividades. “É maravilhoso, porque se eles ocorressem na sede do Senai nós teríamos que pagar o curso, transporte, alimentação e aqui nós estamos na ‘porta de casa’, e as pessoas que vem de locais mais distantes o ônibus da prefeitura traz, então é algo maravilhoso”, avaliou Laís Isabel Pereira, aluna do curso de Costura Industrial de Moda Feminina.

Outros alunos também aprovaram a iniciativa. “É bem legal o curso porque nos dá a oportunidade de sair daqui capacitados. Sempre gostei da área de alimentos, fui me aprimorando, fazendo cursos e agora estou aproveitando essa oportunidade disponibilizada pela Prefeitura”, falou Anthony Victor Vieira, aluno do curso de Produtor de Derivados de Leite. “Acho essa iniciativa muito boa, é muito gratificante participar disso e tenho certeza que todos aqui estão aprendendo bastante”, Gabriel Hemã, aluno do curso de eletricista automotivo.

Foto: Dani Santos

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta