Deputada estadual Maisa Mitidieri solicita ao governo do Estado ações de conscientização e prevenção ao suicídio em Sergipe

Um estimativa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostrava que até 2020 a depressão se tornaria a doença mais incapacitante do mundo. Com a chegada da pandemia da Covid-19 e o isolamento social, esse quadro agravou ainda mais, ao ponto que estima-se que a cada 40 segundos, uma pessoa tira sua própria vida. No Brasil são registrados 12 mil suicídios por ano, esse número sobe para 1 milhão em todo o mundo, de acordo com os dados registrados pela OMS.

Diante desse cenário, a deputada estadual, Maisa Mitidieri (PSD), protocolou e teve a aprovação, na sessão mista desta quarta-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a indicação nº 470/2020 que será encaminhada ao governador Belivaldo Chagas, nela a parlamentar sugere que sejam realizadas ações de promoção à saúde mental durante a campanha do “Setembro Amarelo”.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), o atendimento aos sergipanos com depressão e outros problemas emocionais chegou à marca de mais de 100 mil pessoas e com a pandemia esse número consequentemente aumentou. “Infelizmente estamos atravessando um momento difícil, e devemos estar unidos ajudando um ao outro. O objetivo da propositura é justamente ampliar ainda mais as informações e fazer com que as pessoas comecem a desmistificar o assunto e busquem ajuda o quanto antes”, afirma a deputada.

Segundo Maisa, buscar conhecimento e incentivar o diálogo aberto sobre a questão é muito importante no processo de entendimento da doença. “Devemos aprender a tratar do assunto de forma devida e cuidadosa, permitindo que sejam criados espaços saudáveis entre familiares, grupos e comunidades. E assim, certamente poderemos perceber com maior clareza quando alguém precisar de cuidado, estabelecendo relações de confiança com pessoas, auxiliando-as a buscar ajuda nesses espaços”, conclui.

 

Por Assessoria de Comunicação

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta