Deyse Xavier de Santana uma pedagoga com várias habilidades

Deyse Xavier de Santana nasceu na cidade de Aracaju, no dia 13 de agosto de 1984. Filha de Almir Santos de Santana (petroleiro aposentado) e Jaíra Xavier de Santana (auxiliar de enfermagem (aposentada). Tem apenas 1 irmão, David Xavier de Santana (arquiteto), por quem expressa o amor que sente através da frase: “Você é minha corrente forte que nunca se quebra!”.

Quando criança morou no conjunto Bugio e tinha muitas amizades com as quais brincava na rua que, inclusive, era demarcada com tinta onde aconteciam as brincadeiras comuns à época, mas que se perderam na contemporaneidade, a exemplo de queimado, garrafão, pimbarra, dentre outras. Mas eram nos finais de semana que se divertia mais na casa dos seus avós paternos, Sr. Francisco e Sra. Clarice, onde encontrava com os primos e assim a animação e a alegria eram sempre garantidos, onde a principal diversão era escorregar em papelão na ladeira da igreja dos Capuchinhos.

Estudou durante 12 anos no CEPJSS (Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos), 4 anos no CEA (Centro Educacional de Aprendizagem), no Bugio, 3 meses no Atheneu e concluiu o ensino médio na Pio Décimo. Cursou pedagogia na Faculdade São Luís de França onde, em 2001, começou a trabalhar com 17 anos como estagiária e por 15 anos ocupou vários cargos: assistente administrativo, supervisora administrativa, coordenadora da CPA e Secretária Geral.

Como pedagoga, se especializou também em Gestão Escolar, Pedagogia Empresarial, Didática e Metodologia do Ensino Superior, MBA em Gestão Empresarial e atualmente cursa pós graduação em Psicopedagogia e Direito Empresarial. Foi responsável por emitir o primeiro diploma em Braille do nordeste, enquanto secretária geral da Faculdade São Luís.

Participou de projetos sociais, realização do Fórum Internacional de Educação, e por muitos anos foi responsável em aplicar a Avaliação Institucional de Educação, onde recebia comissões do MEC para avaliação in loco. Coordenou a Ouvidoria e a comissão própria de Vestibular. Também foi responsável pelo Acervo e Secretária Geral no período de transição para o grupo Tiradentes. Foi coordenadora e gestora no colégio Elite, coordenadora do curso preparatório para concurso no Concurso.com, secretária executiva na INNOVARE Incubadora.

Foi professora no REVIVER Administração Prisional Privada, Assessora Pedagógica da Coordenação de Projetos Pedagógicos no EAD na Universidade Tiradentes, Coordenadora Regional na SEMED- Secretaria Municipal de educação de São Cristóvão/SE, Coordenadora Acadêmica na Universidade Norte do Paraná, onde coordenou 14 polos no estado de Sergipe, treinou equipes e desenvolveu projetos.

Coautora dos livros “Aprendendo com o outro”, com o artigo “O Muro é bom! Práticas da Pedagogia Waldorf na escola Pública Municipal de Aracaju”, “RH na veia – volume II com o artigo Inteligência Educacional: a importância dos treinamentos socioemocionais nas instituições de ensino e seu impacto nas relações humanas, coordenado pelo Master Coach Moabe Teles e Andréia Roma.

Em 2020, durante a pandemia, criou o projeto “Boas Ações” com a pedagoga Rita de Cássia Cardoso, onde através de redes sociais ajudam pessoas que estão passando por necessidades nesse momento.

Publicidade:

Atualmente é colunista no Imprensa 24h, atua como consultora educacional prestando serviços para algumas faculdades em Sergipe, é diretora pedagógica na TBX Consultoria e Treinamentos, empresa fundada pelo administrador Eduardo Barbosa.

Em 2021, quando completa 20 anos de atuação profissional, a pedagoga Dayse Santana diz: “Feliz demais com isso! Grata pelas pessoas que passaram por meu caminho, todas elas me ensinaram exemplos de como ser e como não ser. Tenho muito orgulho da minha trajetória, do meu posicionamento ético e comprometido e das constantes mudanças que refletem positividade no processo de evolução. Fico encantada ao ver que minha profissão contribui de maneira direta e indireta para que vidas sejam transformadas”.

Apaixonada pela família, destaca a importância da tia Aricelma com quem morou por um tempo e era sua companheira de trabalho na faculdade São Luís de França. Também a importância da vovó Nena e vovô Moura, seus avós maternos, na sua educação. É casada desde 2007 com Braulio de Jesus Santos- geógrafo, taxista e corretor imobiliário- e tem um filho, Victor Xavier de Santana Santos.

Religiosa, Dayse Santana diz ter Deus acima de tudo e de todos e evidencia através da seguinte frase: “Antes de confiar no propósito, confie em Deus”. Sobre as pessoas ela diz: “Ame e respeite as pessoas pelo que elas verdadeiramente são, não pelo que elas têm a oferecer única e exclusivamente a você”. E sobre a vida ressalta: “Nenhum tesouro vale a sua saúde. Aprenda a administrar sua vida profissional, pessoal, seus relacionamentos e seu emocional. Caso contrário, nada valerá à pena, pois a vida é rara e não existe a função return”.

 

Sou Vânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

Escritora e Historiadora Josevânia Sobrinho Santos, josevaniass@hotmail.com .Natural Japaratuba-SE. Formada em Desenho de Construção Civil pelo Instituto Federal de Sergipe, Auxiliar e Técnica de Enfermagem pelo Centro de Estudos, São Lucas, licenciada em História, pela Universidade Tiradentes, Pós graduanda em Psicanalise pela FAVENE, Presbiteriana. Atualmente funcionaria em Hospital de Cirurgia onde o trabalho vendo vidas chegando vencendo adversidades e seguindo em frente e outras vidas chegam e se encerram ali mesmo, fato que a levou a reflexão na qual criou está coluna e seus escritos biográficos. Seja bem vindo a leitura do Biografia de cada dia.

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta