Dia da Sergipanidade será celebrado em São Cristóvão

Os sancristovenses vão comemorar nesta quinta-feira, 24, o Dia da Sergipanidade com uma programação que contempla folclore e apresentação teatral, gratuitamente. A assinatura do evento é da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact). As atrações que celebrarão a data são: Grupo Chegança da AMI (que sairá às 15h da Praça São Francisco) e Grupo Mamulengo de Cheiroso (que se apresentará 16h na Praça da Matriz).

O dia 24 de outubro ficou marcado como o “Dia da Sergipanidade”, porque foi nesta data que a Carta Régia (que separou Sergipe da Bahia) chegou efetivamente ao solo sergipano, dando ao estado a tão sonhada independência de sua província. Vale pontuar que a Carta Régia foi assinada em 8 de julho de 1820, mas o documento só chegou aos sergipanos em 24 de outubro de 1824. Nesse tempo (quatro anos de diferença), aconteceram embates políticos para separar realmente Sergipe da Bahia.

“Pensamos numa programação que marque o Dia da Sergipanidade tanto do ponto de vista local quanto estadual. É preciso que lembremos essa data que foca em nos reconhecermos enquanto cidadãos sergipanos. Esperamos que a população compareça e prestigie nossos artistas”, disse o diretor-presidente da Fundcat, Gaspeu Fontes.

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta