Educação Estadual de Sergipe disponibiliza Guia de Acolhimento para o Retorno às Aulas Presenciais

Com a retomada das aulas presenciais em todas as turmas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) lançou nesta sexta-feira, 20, um Guia de Acolhimento para o Retorno às Aulas Presenciais. O documento visa a preparar as escolas no acolhimento aos alunos e professores que estão voltando a se encontrar pessoalmente nas unidades de ensino, fazendo com que estas sejam um ambiente acolhedor, aberto e saudável, mais propício ao processo de ensino-aprendizagem.

O guia foi feito coletivamente por profissionais da Coordenação Frente  Diretrizes Pedagógicas e da Coordenação Grupo de Trabalho Apoio Socioemocional para equipe escolar, estudantes e pais/responsáveis, da Seduc. O documento mostra as vantagens de se prover uma escola acolhedora, como, por exemplo, possibilitar que os estudantes se engajem, preservem o ambiente, ampliem a criatividade, desenvolvendo o pertencimento; a criação de vínculos afetivos entre os alunos e demais membros da unidade escolar; o incentivo ao respeito e a construção de relacionamentos mais saudáveis entre todos etc.

Para a coordenadora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima, o bem estar da comunidade escolar deve ser a premissa da retomada presencial. “As pessoas precisam saber que estão sendo cuidadas, e aí vem toda a rigidez dos protocolos sanitários, que são necessárias. Mas precisamos também desse outro momento, em que essas pessoas precisam ser acolhidas também em seus aspectos emocionais, compartilhar as experiências, desenvolver a empatia, demonstrar o nosso carinho, a nossa solidariedade diante de tantas perdas que existiram. É necessário esse momento de dizer que estamos juntos, e que a escola mostre de que forma pode minimizar essa dor e contribuir para que alunos, professores e servidores tenham o seu bem estar físico e emocional”, disse.

A coordenadora do Núcleo de Apoio Socioemocional da Seduc, Márcia Furlan, destaca que no retorno às aulas presenciais é importante priorizar as trocas emocionais e o compartilhamento de experiências, oferecendo oportunidades de colocar o que se está sentindo. “Passamos um longo período privados do contato presencial. Agora, nessa retomada das aulas, precisamos falar e também ouvir as outras pessoas, reconhecer que elas se encontram fragilizadas emocionalmente. Por isso, o acolhimento, uma boa comunicação e a escuta empática devem ser o foco das nossas ações”, afirmou ela, ressaltando ainda que o acolhimento deve fazer parte da rotina diária da escola, envolvendo toda a comunidade escolar.

O guia traz ainda sugestões de como fazer ações de acolhimento para os professores, funcionários, equipe escolar, pais e responsáveis pelos alunos, e para os estudantes. Acesse o Guia de Acolhimento para o Retorno às Aulas Presenciais: https://bit.ly/3CWrjmu

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

 

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta