Educação Estadual inicia nova versão do programa Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) inicia a versão 2.0 do Programa Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, que disponibiliza aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Ensino, pelos meios digitais e impresso e pela Rádio Aperipê e Rádios Comunitárias, 40 aulas com narrativas de radionovela, de forma lúdica, interativa e prazerosa. Os podscasts estão em fase de gravação e a previsão é que sejam lançados em setembro.

 

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seduc, Ana Lúcia Lima, o Programa Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital, desenvolvido no ano letivo de 2020, oportunizou a ampliação do acesso aos estudos a todos os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental das redes públicas estadual e municipais de Sergipe, por meio da transmissão dos podcasts educativos pela Rádio Aperipê, Rádios Comunitárias e pelo Portal Estude Em Casa.

 

“Foi muito prazeroso acompanhar o desenvolvimento do programa em nossas escolas. Os gestores escolares e professores abraçaram o projeto, e nossos estudantes acompanharam diariamente os podcasts educativos com suas famílias. Nesta nova versão, teremos contação de histórias pelo meio radiofônico e as animações que serão transmitidas pela TV Estude em Casa, alcançando todos os municípios sergipanos, além dos cadernos de atividades dos estudantes disponibilizados para impressão. Todas essas inovações objetivam potencializar as atividades escolares, inserindo o Ensino Híbrido e utilizando recursos e ferramentas midiáticas, digitais e impressas”, salientou Ana Lúcia Lima.

 

Para a chefe do Serviço de Ensino Fundamental (SEF/DED), Kelly Valença, “esse novo momento do Estude em Casa pelas Ondas do Aula Digital versão 2.0 vem permeado de novidades, com a introdução do desenho animado e de mais professores da rede para o História Ao Pé do Ouvido. É encantador ver o quanto os nossos estudantes se engajam com a história como radionovela, o podcast educativo e o quanto isso é bem aceito para ampliar e sedimentar a aprendizagem”, disse. Segundo Kelly, as novas histórias Ao Pé do Ouvido estão em fase de gravação, e todo o material será disponibilizado em setembro.

 

O conjunto de produtos que serão entregues nesta segunda temporada aborda o currículo dos anos iniciais do ensino fundamental em uma visão multidisciplinar. Ele é composto de podcasts e animações com narrativas feitas pelos personagens ProFuturo e alguns personagens sergipanos, carregando nos diálogos os temas didáticos que servem de apoio pedagógico para os professores, tanto nas aulas remotas como nas aulas presenciais. Complementa esse material um caderno de aprendizagem em PDF composto de 80 atividades/desafios por agrupamento (1º e 2º anos, 3º ano e 4º e 5º anos) que podem ser impressos e distribuídos para os alunos como apoio didático.

 

Os materiais produzidos serão disponibilizados pela Seduc nas ferramentas midiáticas e digitais do Programa Estude Em Casa: Rádio Aperipê AM, rádios comunitárias e podcasts educativos; TV Estude em Casa (Animações); caderno de aprendizagem (impressos e distribuídos para as escolas de cada rede); arquivos disponíveis para livre acesso também no Portal e Aplicativo Estude em Casa; além de 120 aulas completas em áudio, vídeo e caderno de aprendizagem, 40 contações de histórias por professores alfabetizadores da rede no quadro Histórias ao Pé do Ouvido. Todo o material é acessível para surdos (Libras) e Cegos (Audiodescrição).

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta