Em Dubai, Edvaldo defende protagonismo das cidades no enfrentamento à pandemia

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou, na manhã desta segunda-feira, 25, da Expo Dubai 2020, em Dubai, como palestrante, da 5ª Conferência Global sobre Tecnologia e Inovação Sustentáveis (G-STIC). Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Edvaldo destacou que o protagonismo das cidades no enfrentamento à pandemia do coronavírus demonstrou a capacidade de gestão e de resolução de problemas por parte dos municípios brasileiros. Para ele, as cidades serão, de maneira efetiva, elementos fundamentais à reconstrução do país, sobretudo no cumprimento da agenda de sustentabilidade.

“As cidades são uma grande invenção da humanidade, são nelas onde a vida acontece, onde os problemas se materializam, mas é também onde estão as grandes soluções. A pandemia comprovou esta realidade, especialmente no Brasil, onde, apesar de não termos tido uma unidade nacional para o enfrentamento da doença, as cidades foram fundamentais para que pudéssemos enfrentar o coronavírus, de maneira competente e eficaz”, afirmou o prefeito.

Edvaldo citou como exemplo os índices da vacinação em Aracaju, um dos melhores do Nordeste. “Até a última sexta-feira, já tínhamos vacinado 75% dos adultos com as duas doses e 90% das pessoas acima de 12 anos com a primeira dose, mostrando o protagonismo das cidades na defesa da vida e na luta contra a pandemia”, reiterou.

Neste contexto, o prefeito defendeu que os municípios terão papel decisivo na efetivação da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas.

“O pós-pandemia será um excelente momento para inaugurarmos a Agenda 2030 na realidade dos municípios, organizando assim as competências das cidades para o cumprimento das tarefas de desenvolvimento sustentável. Entendo que os problemas são globais, mas as cidades, respeitadas as suas particularidades, poderão dar respostas efetivas aos problemas da humanidade. A FNP, entidade que presido e que representa as grandes cidades do Brasil, tem como premissa a Agenda 2030, pois somos defensores da sustentabilidade, da democracia, do progresso e da reconstrução do país”, declarou.

Edvaldo participa da Expo 2020 Dubai, a convite da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da G-STIC. Além de palestrar no evento, em sua passagem pelos Emirados Árabes, Edvaldo também participará de agendas bilaterais com entidades e empresas e visitará o pavilhão do Brasil na feira.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *