Energisa identifica 1.800 irregularidades por furto de energia

Mais de 1.800 irregularidades por furto de energia foram identificadas durante uma operação do Grupo Especializado Anti-Perdas (GEAP) da Energisa Sergipe. A quantidade de energia recuperada na região do Alto e Baixo sertão do São Francisco foi de 6.808 megawatt-hora (MWh), suficiente para abastecer cerca de 6 mil residências por um ano, ou ainda o total necessário para atender a cidade de Japaratuba. O volume é considerado alto, uma vez que a operação durou apenas dois meses, efetivando aproximadamente 5.500 inspeções com o trabalho conjunto de 26 equipes.

Furtar e fraudar energia é crime, conforme artigo 171 (estelionato) e artigo 155 (furto) previsto no Código Penal. O responsável pelo ato pode ser condenado a até quatro anos de prisão, além de ter que pagar retroativamente os valores referentes à energia desviada, acrescidos de multa e também ter o serviço suspenso. As ações de combate às fraudes e furtos de energia estão entre as prioridades da Energisa para manter a segurança dos clientes e a qualidade no fornecimento da energia.

Isso porque, adulterações no sistema de medição realizadas por terceiros ou ligações ilegais, conhecidas popularmente como “gato na rede elétrica”, sobrecarregam a rede e comprometem a segurança da população e a qualidade do fornecimento, o que implica em quedas constantes de energia, riscos de acidentes graves e custos adicionais aos consumidores regulares.

Quem paga a conta?

Na Energisa Sergipe 10,53% da energia é perdida, somando as chamadas perdas técnicas, desvios e furtos. Em 2020, mais de 5 mil irregularidades foram descobertas na rede elétrica na área de concessão da Energisa Sergipe. O total de energia recuperada pela Energisa nesse período foi de 18,5 milhões de kWh (quilowatt-hora). Em reais, esse montante se aproxima dos R$ 14 milhões.

Os valores dessas perdas são repassados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à concessionária, compondo a atualização do cálculo das tarifas e, consequentemente, gerando tarifas mais caras para os clientes.

“A Energisa está cada vez mais dedicada e comprometida em oferecer um serviço de excelência e com valor justo para todos. Utilizamos tecnologias capazes de monitorar e prevenir essas irregularidades através da aplicação de algoritmos de inteligência artificial e intensificamos a capacitação das equipes que atuam nessas ações. É indispensável combater as fraudes e os furtos de energia, para garantir a segurança dos nossos clientes e a qualidade e a estabilidade do fornecimento de energia, atribuindo a responsabilidade pelo ressarcimento a quem é devida. A população tem um papel fundamental nesse processo, quando denuncia esse tipo de crime”, explica Renan Accioly, coordenador de Medição e Combate a Perdas da Energisa.

A identidade de quem realiza a denúncia de furtos de energia é mantida em anonimato. A denúncia pode ser feita pelo Call Center 0800 079 0196 (ligação gratuita) ou pelo site www.energisa.com.br em Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia.

Em caso de necessidades, a empresa também está disponível pelos seguintes canais:

WhatsApp (Gisa): (79) 98101-0715

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Sobre a Energisa

Com 116 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre. Com receita líquida anual de R$ 16,9 bilhões (ano 2019), o Grupo atende a 7,8 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de aproximadamente 20 milhões de pessoas) em 862 municípios de todas as regiões do Brasil, além de gerar cerca de 20,5 mil empregos diretos e indiretos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa), comercialização de energia (Energisa Comercializadora) e soluções em energias renováveis (Alsol).

 

Comunicação Energisa Sergipe

(079) 2106-1654/1650

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta