Escola da rede estadual e Central Única das Favelas promovem parceria para realizar ações esportivas e sociais

O Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, localizado no conjunto Coqueiral, no bairro Porto Dantas, em Aracaju, está com uma importante parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), organização reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, criada por jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para se expressarem, debater suas atitudes e questionamentos. Desde janeiro de 2020 a parceria tem levado aos jovens da comunidade aracajuana aulas de futsal. Por conta da pandemia do Novo Coronavírus, as atividades passaram um tempo suspensas e agora estão sendo aos poucos retomadas seguindo os protocolos de segurança.

 

Sob a orientação de Júnior Gregório, voluntário da Central Única das Favelas e coordenador do projeto “Te Quero Bem, Comunidade”, cerca de 60 crianças e adolescentes na faixa etária de 11 a 19 anos estão tendo a oportunidade de praticar esporte. As aulas acontecem na quadra do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo, sendo a maioria dos participantes formada por alunos da unidade de ensino.

 

A prática esportiva acontece três vezes por semana, começando com uma aula preparatória de educação física, e depois treinos de futsal. O coordenador Júnior Gregório destaca que, futuramente, quando a situação da pandemia melhorar, serão desenvolvidas também aulas de xadrez, muay thai, jiu jitsu, capoeira, além de oficinas de costura para as mães dos alunos.

 

Ele afirma que o projeto tem trazido grandes benefícios para os jovens da comunidade. “Começou como uma ocupação de tempo e agora se transformou em algo que vemos bastante potencial, e agora temos descoberto alguns talentos. O que muda são as atitudes deles. A melhora no comportamento de cada um é visível. Posso dizer que, em parceria com a população do bairro, o projeto tem crescido bastante”, disse ele, explicando ainda que o projeto beneficiará também a Escola Estadual 8 de Maio.

Publicidade:

 

O diretor da unidade de ensino, Tarcísio da Silva Tavares, é um entusiasta desse projeto que tanto tem trazido melhorias para a comunidade. “Quando vim para essa escola, percebi que era um colégio com ótima estrutura e fiquei encantado em saber que eu poderia dar mais oportunidade a quem menos tem. Nossa preocupação não é somente ver o lado pedagógico, mas também a função social. Quanto mais a criança e o adolescente estiverem em processo de aprendizagem, melhor. Esse projeto beneficia também as mães dos alunos, e isso é fundamental, pois se a gente pretende mudar a sociedade, tem que ser através da educação de todos.

 

Mudança

 

A mudança de atitudes e a melhora no comportamento são sempre destacados pelos participantes e por seus pais, que também acompanham os treinos e torcem para que o projeto dê certo. É o caso de Luzimara Monteiro, mãe da aluna Giovana, do 6º ano. “Só de tirar os nossos filhos da rua, da frente de uma TV ou dos joguinhos de celular, isso é ótimo. Minha filha começou a melhorar bastante em casa. Ela acorda cedo e gosta bastante de vir para o treino de futsal, passou a fazer pesquisas sobre futebol, algo que antes ela não se interessava. Acho isso muito importante”, disse.

 

Kerolaine Santana Santos já concluiu o ensino médio, mas continua indo para os treinos. “Muitos jovens, hoje em dia, não se preocupam com as coisas da vida. E quando têm uma oportunidade como essa, de fazer um esporte aqui na comunidade, um esporte que nos favorece, que nós gostamos, que faz a gente ocupar a mente, isso é muito bom. Esse projeto incentiva os jovens a focarem mais nos estudos também”, declarou.

 

O aluno Genilson Félix Mendes, do 1º ano também é entusiasta do projeto. “Esse é um belo trabalho, pois mostra para a comunidade que os jovens estão se desenvolvendo enquanto cidadãos. Já descobrimos alguns talentos no esporte aqui, e muitos alunos e alunas que não sabiam jogar nada, já estão bem melhores agora”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *