Especial Fasc 2019: Banda CAPS realiza abertura dos cortejos na quinta-feira (14)

A ‘Banda CAPS’ composta por pacientes e funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) João Bebe Água (Bairro Rosa Elze) e Valter Correia (Bairro Divinéia, Sede), será responsável pela abertura dos cortejos do 36º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) na quinta-feira 14 de novembro, às 15 horas.

Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a situação de pessoas com distúrbios mentais, promovendo a inclusão social desses pacientes, através da música e da arte, o projeto da banda surgiu a partir das oficinas de musicalização.

“Já somos aproximadamente trinta integrantes entre usuários e profissionais dos dois CAPS e prometemos animar o primeiro dia do festival com um repertorio escolhido pelos próprios pacientes , incluindo composições próprias.  Todo o nosso trabalho é para que os usuários tenham uma autonomia e assumam um protagonismo social. Diante da temática do Fasc que é ‘Resitir para existir’, achamos pertinente a presença deles mostrando que o tratamento deve ser feito em liberdade sem isolamento”, falou a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Stefanie Silva Vieira.

Além de usar a música como recurso terapêutico, o projeto chama a atenção para um novo modelo de tratamento, como observa a enfermeira do CAPS, Aline Ribeiro. “Não focamos na doença, o que queremos mostrar é que cada paciente é capaz de conviver na sociedade e ter uma vida normal. Em setembro realizamos algumas atividades referentes ao setembro amarelo dentro da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e aí percebemos a potencialidade deles. Quando a programação do Fasc foi lançada, fizemos a sugestão e prontamente foi aceita. Estamos muito felizes”.

Um dos pacientes, José Cristóvão Santos destacou sobre a importância do CAPS em sua vida. “Costumo dizer que primeiramente agradeço a Deus a minha recuperação e depois ao trabalho realizado pelo CAPS Valter Correia, sem ele não estaria aqui”. Sobre o projeto, ele destacou a sua participação também enquanto compositor. “Tenho três músicas no repertorio e estou cada dia mais feliz.  A banda tem ajudado ainda mais no tratamento. Convido para que todos venham nos prestigiar.”

Fotos: Dani Santos.

 

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Publicidade:

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta