Estudantes da rede municipal terão cardápio junino com alimentos da agricultura familiar sancristovense

Em sucessão ao cronograma de ações referentes aos festejos juninos, a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está efetuando a distribuição de ingredientes especiais para as festas juninas celebradas nas escolas e creches da rede municipal. Dentre esses alimentos, estão alguns advindos da agricultura familiar sancristovense, a exemplo do milho verde, amendoim, bolo caseiro e laranja.

Estudantes da rede municipal terão cardápio junino com alimentos da agricultura familiar sancristovense

Segundo a nutricionista Andréa Magalhães, a mudança da alimentação escolar neste período do ano faz parte de um cronograma anual idealizado pela Semed. “Nós buscamos sempre incentivar o consumo de produtos regionais. Tentamos sempre buscar a produção local e dentro dessa produção, selecionamos os produtos regionais típicos da época junina para inserir em um programação. Essa programação faz parte do nosso calendário anual da merenda, e tanto ela quanto a do Dia da Criança são consideradas especiais pela celebração do período”, destacou.

A comemoração junina e a prática de festejos também servem para incentivar a agricultura familiar do município, como detalhou a nutricionista. “Fomentamos a agricultura local, com o incentivo à produção de alimentos oriundos da agricultura familiar. Ficamos muito felizes em estar levando esses produtos que são totalmente naturais para as nossas crianças. Além de disponibilizar esses alimentos que são saudáveis, também incentiva a economia local”, pontuou.

Conforme a nutricionista, o cardápio já foi executado nos anos anteriores e a recepção dos alunos é sempre positiva. “A adesão foi muito grande. Já houve épocas em que tivemos a programação, mas não conseguimos adquirir o produto para executar, mas desde 2017 estamos mantendo o planejamento do cardápio junino e do dia das crianças”, declarou.

Educação nutricional

Com o intuito de levar aos alunos da rede o conhecimento acerca da cultura alimentar em São Cristóvão, como também sobre a importância de valorizar a alimentação em âmbito escolar, a Semed está promovendo ações de educação nutricional nas escolas. Na última quarta-feira, por exemplo, as equipes estiveram na EMEF Martinho de Oliveira Bravo, no Rosa Elze, promovendo a ação. “Foi feita a sensibilização na escola com os produtos do período junino, para que os alunos pudessem conhecer esses alimentos, e preparações que fazem parte cardápio da alimentação escolar neste período do ano”, detalhou.

Conforme a nutricionista, a próxima unidade de ensino a receber a ação é a Escola Municipal Olga Maria Santos, no povoado Caípe Novo.

Quantitativo

Para este ano, da agricultura familiar foram adquiridos os seguinte quantitativo de produtos: Amendoim cozido (1,010 Kg); Bolo caseiro (1,045 Kg); Milho verde (4.570 espigas); Laranjas (8250 unidades); Leite de coco (345 unidades). Além deles, também foram adquiridos produtos que auxiliarão na produção da merenda, a exemplo de açúcar, milho para pipoca e mungunzá, óleo e arroz.

Email: contato@imprensa24h.com.br
Telefone: 79 98808-2651
Clique neste link para me enviar mensagens no WhatsApp

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta