Fiscalização: equipes da Prefeitura de Aracaju atuam para garantir cumprimento de medidas restritivas

Um final de semana atípico foi vivenciado em Aracaju, nos últimos sábado e domingo, dias 20 e 21. As praias da capital, que costumam ter grande movimentação, mesmo no momento em que as pessoas deveriam evitar ambientes aglomerados, estavam vazias, e o comércio esteve mais limitado.
Isto porque, por determinação emitida em decretos municipal e estadual, as praias estavam fechadas e medidas mais restritivas foram impostas, inclusive, com toque de recolher. Com o aumento acentuado de casos de covid-19, o objetivo das ações é barrar o crescimento dos casos e, portanto, preservar vidas.

Para ter maior controle sobre o cumprimento das medidas, uma força-tarefa, que contou com a integração de órgãos da Prefeitura de Aracaju e do Governo do Estado, atuou durante todo o final de semana, sobretudo em pontos estratégicos da capital.

Durante o período, ao contrário do que foi visto no feriado do dia 17, aniversário de Aracaju, as praias estavam vazias e os comerciantes cumpriram rigorosamente as medidas impostas como forma de atenuar a curva de crescimento da covid-19.

“Toda a extensão litorânea de Aracaju foi coberta pelas equipes. Trabalhamos da Coroa do Meio até o Viral e encontramos pouquíssimas pessoas. Aquelas que encontramos, realizamos a orientação e, sem nenhuma resistência, saíram do local. Assim, entendemos que a missão foi bem cumprida e as pessoas começam a compreender o perigo da pandemia. Os estabelecimentos também foram fiscalizados e todos funcionaram apenas com o delivery e não encontramos nenhum descumprindo a determinação, o que, para nós, é um ponto bastante positivo”, destaca o secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Durante a operação integrada, participaram órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) -, além da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além do Corpo de Bombeiros de Sergipe (CBM/SE).

O secretário reforçou que, ainda que essas medidas tenham se encerrado neste domingo, é preciso manter a conscientização para o momento.

“Esperamos que as medidas que serão tomadas daqui para frente tenham a mesma receptividade por parte da população, afinal, o objetivo de todos nós é que possamos sair o quanto antes dessa pandemia. Nosso apelo é para que haja um pensamento coletivo e que possamos trabalhar no combate ao coronavírus todos juntos, unidos em prol de um bem maior. É preciso frisar que o poder público faz a sua parte, mas é necessário o engajamento de todos”, salienta Luís Fernando.

Toque de recolher

Da quarta-feira, 17, até este domingo, vigorou, ainda, o toque de recolher. Assim, estabelecimentos comerciais e de serviços tiveram que encerrar o expediente às 18h. Os supermercados funcionaram até as 19h.

Apenas atividades essenciais puderam permanecer abertas após das 20h, com exceção para os serviços de entrega de restaurantes, bares, lanchonetes e similares que estão autorizados a funcionar com o sistema delivery.

Com isso, nestes dias, a partir das 18h, as viaturas da GMA fiscalizaram o fechamento do comércio, levando em consideração as medidas estabelecidas nos decretos do governo Estadual e Municipal.

A partir das 20h, quando começou o período determinado para o toque de recolher, também ocorreu ação ostensiva da Guarda em diversos locais da cidade, para que as pessoas que ainda estivessem circulando fossem orientadas a voltar para casa.

“Durante o final de semana, trabalhamos com a GMA em apoio à Vigilância Sanitária e à Polícia Militar de Sergipe. Percorremos vários bairros da cidade e encontramos um pessoa ou outra nas ruas e, da mesma forma, foram orientadas sem resistência. Desta forma, também avaliamos o toque de recolher como um medida exitosa”, completa o secretário.

Tirzah Braga

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta