Formadores do Programa Alfabetizar pra Valer passam por capacitação em ensino híbrido

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (ASCAM), iniciou na manhã desta segunda-feira, 26, o Primeiro Encontro Formativo para Formadores do Programa Alfabetizar pra Valer. A capacitação acontece de forma remota no Google Meet e envolve coordenadores e formadores da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Diretoria Regional de Educação 1 e os municípios correspondentes.

O encontro foi ministrado pelas técnicas do serviço pedagógico da Ascam, Mara Rúbia e Graziela Evangelista. Foram abordados tópicos como o formador na prática, concepções de alfabetização, a utilização do material didático complementar e o cronograma de atividades. De acordo com Mara Rúbia, o encontro formativo trata também da reflexão da prática docente, sobretudo durante as aulas remotas, no que tange às mudanças geradas pela pandemia do coronavírus.

Na ocasião, Mara Rúbia apresentou dicas para a formação remota no tocante ao encontro que será direcionado para os professores do programa. Dentre as dicas estão manter uma agenda clara, organizada e compartilhada; compartilhar conhecimento antes e garantir que o tempo de chamada esteja focado em interação; ajudar as pessoas a se preparem para a reunião; sempre que possível manter o vídeo aberto; e utilizar ferramentas visuais.

Já a técnica Graziela Evangelista discorreu sobre as possibilidades de alfabetizar em tempos de ensino não presencial com ênfase nas parcerias e orientações, constatando que a participação sempre que possível da família é fundamental. Para provocar a reflexão e participação dos formadores no encontro, Graziela fez a seguinte pergunta: “Como está sendo ou como foi a sua experiência com o ensino não presencial?”. Além disso, também foram abordados de forma minuciosa o conteúdo e a utilização do material didático complementar, a sistematização do material e os objetivos didáticos.

A próxima formação ocorrerá nesta terça-feira, 27, às 9h, com o público das diretorias regionais de educação 2 e 3, além dos municípios. Dia 28, DREs 4 e 5; dia 29, DREs 6 e 7; e dia 20, DREs 8 e 9. Para a diretora da Ascam, Andrea Lima Dantas Barbosa, a perspectiva é de que os formadores e coordenadores, a partir de agora, estejam empoderados para exercer o papel nas formações locais do Programa Alfabetizar pra Valer. “O encontro de hoje e que vai se estender para os demais dias desta semana, por polo regional, com  a temática  “O formador na prática”, visando trazer dicas para a formação remota, a promoção de trabalhos em equipe, utilizando metodologias ativas e inovadoras. O sucesso do formador é o sucesso do formando e da nossa Educação Pública no processo de Alfabetização”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da SEDUC – ASCOM

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Publicidade:

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta