Funcap celebra o Dia Nacional da Cultura promovendo várias atividades

“A história da cultura é a história da própria humanidade da hora que ela tomou consciência do que é ser humano”, essa é a definição da presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Conceição Vieira, a respeito ao Dia Nacional da Cultura, celebrado em 05 de novembro. Durante três dias (05 a 07 de novembro), a data estará em destaque através da Semana da Cultura com a realização de oficinas, mostras, debates, exibição de documentários, além da posse dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura.

Para o diretor de Políticas Culturais da Funcap, Fredson Santana, é salutar a promoção de eventos culturais e a data possibilitou uma proposta especial para este ano. “O Brasil tem que comemorar. Embora comemore de forma diferente, pois estamos vivendo uma realidade jamais vista. No entanto, estamos seguindo as orientações do governador e da presidente, ou seja, preservando a segurança de todos e garantindo a confraternização na promoção do conhecimento, debate, com apresentações artísticas e culturais. Algumas oficinas estão acontecendo no Centro de Criatividade, assim como outros projetos estão sendo levados para o Presídio Feminino (Prefem) e a Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculino (Casem)”.

O artista convidado para ministrar a oficina de colagem criativa, Fábio Ribeiro, ficou impressionado com o trabalho desenvolvido pelas internas do Prefem. “A ideia é trabalhar o potencial que cada um possui. Estou percebendo que elas já têm habilidades, criam produtos, então o meu objetivo agora é destravá-las criativamente, fazendo com que possam apresentar mais estampas e que as peças se tornem exclusivas ofertando novos produtos”, explicou.

De acordo com diretor do Prefem, Augusto Henrique, a realização de eventos deste porte é muito importante no fomento do conhecimento e um incentivo para quando retornarem à sociedade. “A importância deste trabalho é uma iniciativa grandiosa. Primeiro pela autoestima ao desenvolver um trabalho ao lado de um artista reconhecido nacionalmente. Como também, é mais uma área de abrangência do conhecimento, já que elas são bastante interessadas em aprendizagem. Trata-se de uma ação essencial no processo de ressocialização das mesmas”, finaliza.

Posse dos Conselheiros
Integrando a programação da Semana da Cultura foi realizada na manhã desta quinta-feira, 05, a solenidade de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura no qual, foram nomeados e empossados 15 conselheiros de diversos órgãos e entidades, tendo a novidade em 2020 com quatro membros a mais na mesa. Foram oficialmente empossados o novo presidente e vice-presidente da mesa: Francisco Diemerson de Souza Pereira, representante da Academia de Letras de Aracaju e Igor Leonardo Moraes Albuquerque, representante do Governo do Estado de Sergipe, respectivamente. A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (SEAGRI).

O atual presidente, Francisco Diemerson, se mostrou emocionado ao retornar ao local que já vivenciou, só que agora, em uma nova posição. “Venho a este Conselho emocionado por retornar agora como presidente, integrando esse grupo seleto e penso que o colegiado é um órgão de ressonância cultural, intelectual e em prol da diversidades de ideias. É um local da divergência produtiva de opiniões e que vão se construir baseado nas políticas de cultura”, concluiu.

Programação
A ‘Semana da Cultura’ promovida pela Funcap continuará durante os dias 06 e 07 de novembro, com atividades e parcerias que fazem alusão a data que homenageia a cultura brasileira.

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta