Hábitos saudáveis ajudam a manter saúde física e mental durante a pandemia

Não é novidade que a incorporação de hábitos saudáveis no dia a dia ajuda na manutenção da qualidade de vida. No entanto, em tempos de pandemia, com a rotina de grande parte da população alterada, esses hábitos têm sido fundamentais para a preservação da saúde física e mental. Nesta terça-feira, 6 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Atividade Física e a data busca chamar a atenção das pessoas para a importância da prática no dia a dia.
Com o risco cada vez mais iminente de contaminação pelo novo Coronavírus, muitas pessoas têm adequado às atividades físicas para serem realizadas com maior segurança. A profissional de Educação Física, Lívia Pires, explica que, respeitando regras de circulação vigentes em cada localidade, ainda é possível realizar atividades físicas ao ar livre em áreas abertas, como em praias e parques.
“A caminhada e a corrida orientada podem ser praticadas em qualquer lugar, desde que a pessoa evite aglomeração. A segurança para este tipo de exercício deve ser observada não somente em relação à contaminação com o vírus SARS-CoV-2, como também em relação à segurança no geral, em horários com menor risco de assalto, por exemplo, e sendo próximo de casa”, explica Lívia.
Além das atividades que podem ser feitas ao ar livre, a professora explica que também é possível obter resultados significativos com o treino realizado em casa. “A Educação Física se adaptou muito bem para este momento. Os exercícios em casa, feitos de forma orientada e planejada, com a pessoa motivada a realizar de 3 a 4 vezes por semana, traz muito ganho para a saúde e para a melhora do sono. Dá para praticar com garrafas pets, a pessoa pode comprar material barato como corda, bolas, elásticos e colchonete. O que vai dar resultado é a orientação de um profissional, que vai ajudar a pessoa a conhecer o seu corpo e seus limites”, garante Lívia.

 

“É importante variar os exercícios, com atividades aeróbicas como natação, bicicleta, caminhada e corridas com exercícios neuromusculares, como o pilates, o funcional e a musculação. Perdemos várias coisas que tínhamos como gasto calórico e agora, mais do que nunca, o exercício bem programado e feito de forma otimizada trará mais qualidade de vida e saúde mental, pois aquele momento será só seu e aciona hormônios de bem-estar e você volta a ficar bem com seu corpo e com sua autoestima”, completa Lívia.
Alimentação
Nem somente de atividades físicas se mantém um corpo saudável. Aliar o exercício físico a uma alimentação balanceada é um dos hábitos fundamentais para a manutenção da saúde. Segundo Ludmilla Muterle, coordenadora do Serviço de Nutrição e da Equipe multidisciplinar de terapia nutricional do Hospital Unimed, é importante buscar escolhas alimentares mais saudáveis e são os alimentos in natura que fornecem os nutrientes essenciais e biodisponíveis para o organismo se manter em equilíbrio, prevenindo doenças crônicas como hipertensão, diabetes, câncer, obesidade e, inclusive, as infecções virais e bacterianas.
“Como exemplo desses alimentos temos as frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas que são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais e devem estar presentes diariamente no cardápio, assim como os alimentos de origem animal, como carne, peixes, ovos e laticínios que são fontes de proteínas, cálcio e vitaminas importantes para o sistema imunológico. A hidratação adequada, com no mínimo dois litros de água por dia, também é de suma importância para a regulação das funções corporais”, explica.
A nutricionista ainda alerta que, durante a pandemia, manter-se bem nutrido, através de uma alimentação equilibrada, protege o organismo e suas funções metabólicas como um todo, propiciando uma adequada resposta imunológica quando atingido pelas infecções. Nesse sentido, a nutrição torna-se fator determinante da saúde imunológica, através dos efeitos dos micronutrientes que atuam na modulação do sistema de defesa.
“Não há restrições alimentares para os pacientes com Covid-19, exceto quando existir alguma outra doença associada como diabetes e hipertensão, por exemplo, daí é necessário a adequação da dieta. Mas existem peculiaridades na dietoterapia, a depender dos sintomas apresentados pelo paciente, como tosse, falta de ar, dor de garganta, diarreia, alteração do olfato ou paladar, náusea e vômito onde haverá a necessidade de adaptação da consistência da dieta oral, para promover melhor aceitação alimentar. E em casos de sintomas mais graves como pacientes disfágicos ou com ingestão oral insuficiente, a via de alimentação é modificada para a enteral, a fim de garantirmos o aporte nutricional necessário ao paciente”, reforça Ludmila.
Autocuidado
Reservar um tempo para cuidar de si próprio é um hábito que, segundo a médica Luciana Guimarães, trará diversos tipos de benefícios, principalmente na pandemia. “Hábitos saudáveis são os que nos promovem bem-estar físico, psíquico e espiritual, que nos promove o autocuidado e o autoamor. Isso pode ser feito com exercícios físicos, alimentando-se bem, tendo rotina alimentar controlada, se alongando, fazendo pilates, yoga. Se você tem uma doença crônica, fazendo uso correto das medicações, poder curtir sua família um tempo sem o celular, sem televisão, dar risada, brincar. E tudo isso pode ser feito em casa”, explica a médica e coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde.

O bem-estar espiritual também faz parte da rotina de cuidados. “É importante ter um momento de reflexão durante o dia, um momento de silêncio, de meditação, de oração, independente de qual for a religião. São hábitos que devem se incorporar à rotina de cada um porque o hábito tem poder. Tudo que você faz, tudo que você coloca como rotina, começa a te gerar sensação de bem-estar e, progressivamente, você vai tendo resposta na sua saúde, no sistema imunológico, capacidade de defesa contra adoecimento e melhora na da sua condição geral de saúde”, completa Luciana.

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