Hemose destaca necessidade da doação sangue fidelizada

A doação regular de sangue é essencial para manutenção dos estoques dos grupos sanguíneos O, A, B e Ab positivo e negativo. “Quando comecei a doar sangue, foi para atender a um pedido de um conhecido, sou A negativo. Depois, continuei a doar porque entendi a importância da minha atitude para as pessoas que estão nos hospitais em tratamento”, declarou Claudonilson Gomes Veloso Silva.

De acordo com a enfermeira Florita Aquino, o doador é um exemplo a ser seguido por outros voluntários que ainda não conhecem o serviço.  “Qualquer pessoa em bom estado de saúde pode estar ajudando essa causa que é tão nobre”, advertiu a gerente de Coleta ao comentar que a doação de sangue fidelizada que cumpre o intervalo de três meses para o homem e quatro meses para mulher, atende pacientes nos serviços de urgência e emergência da rede hospitalar, além dos renais crônicos, oncológicos, cirurgias de grande porte, como coração, portadores de doenças hematológicas, dentre outros.

O Hemocentro de Sergipe é responsável pela política estadual de sangue e seus componentes, hemácias, plasma e plaquetas, usados para atendimento da demanda transfusional de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  Conforme Florita as doações são essenciais para manutenção diária dos estoques de todos os tipos sanguíneos.

“Após a realização de alguns testes e análises sorológicas o sangue é processado em diferentes hemocomponentes – plaquetas, hemácias e plasma, para atender pacientes em tratamento oncológico, portadores de doenças do sangue como anemia falciforme, além de anemias agudas que necessitam de monitoramento para procedimento transfusional”, concluiu a enfermeira.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. No momento do cadastro no hemocentro, é obrigatório apresentação de documento de identidade original, c om foto e válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e visitas técnicas, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes :

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta