Horário de funcionamento das UBS para síndromes gripais é alterado em Bairros de Aracaju

Desde o dia 21 de setembro, quatro Unidades Básicas de Saúde realizam atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de síndromes gripais. Com a sequência na queda no número de casos, bem como na procura por esse tipo de serviço, além da mudança no quantitativo de unidades, o horário de funcionamento também foi alterado. A partir desta quinta-feira, 1º, o atendimento nessas unidades sentinelas é das 7h às 19h, de domingo a domingo.

Permanecem atendendo exclusivamente pacientes com quadro de síndrome gripal ou suspeito de covid-19, a UBS Geraldo Magela (Orlando Dantas); UBS Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); UBS José Machado de Souza (Santos Dumont); e a UBS Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Além dessas unidades, também seguem ativos os atendimentos nas urgências dos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, que continuam com os contêineres de atendimento exclusivo.

Nos números totais, Aracaju registrou até o último boletim divulgado nesta quarta-feira, 30, que 34.971 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19. Porém, o cenário de decréscimo é percebido quando avaliada a média móvel de casos. Nas últimas semanas, a queda vem sendo regular quando por exemplo, entre 16 e 22 de agosto foram 623 novos casos detectados. Na semana seguinte, entre 23 e 29 do mesmo mês houveram 535 novos casos.

A queda seguiu também entre os dias 30 de agosto e cinco de setembro, quando foram registrados 485 novos casos. Entre seis e 12 do mesmo mês foram 354 novos casos da doença; e nas duas semanas seguintes, de 13 a 19 e de 20 a 26 de setembro, os índices seguiram em redução, detectando 335 e 323 novos casos, respectivamente.

“Da mesma forma notamos a queda na procura por atendimento em nossas unidades sentinelas. Fazendo o levantamento no período de grande fluxo, a partir do mês de julho, essas quatro unidades que permanecem com atendimento exclusivo somaram até o final de setembro, 38.654 atendimentos. Mas quando analisamos os atendimentos do último mês, temos uma queda considerável, onde soma o total de 7.009 atendimentos nas quatro unidades”, exemplifica a assessora da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Josivânia Mesquita.

Ainda de acordo com o levantamento feito pela DVAS, de 1º a 30 de setembro foram realizados 1.526 atendimentos na UBS Geraldo Magela; 1.940 na UBS Ministro Costa Cavalcante; 2.004 na UBS José Machado de Souza; e 1.539 na UBS Onésimo Pinto. Sendo que boa parte desse volume de atendimentos é feita durante o dia.

“O levantamento nos mostrou que entre o horário das 19h e 20h há uma procura reduzida, se comparada com o fluxo até às 19h. Nesse horário, no mês de setembro foram 19 atendimentos na UBS Geraldo Magela; 12 na UBS Ministro Costa e na UBS Onésimo Pinto. Essa baixa na procura no horário da noite também foi fator importante na decisão pela alteração no horário de funcionamento”, destacou Josivânia.

Demais Unidades Básicas

Publicidade:

Para atendimento geral, os usuários têm acesso às Unidades Básicas disponíveis, sendo 29 com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e 12 delas atendendo com horário das 7h às 19h. As Unidades que estão trabalhando em horário estendido são: Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Francisco Fonseca (18 do Forte); Max Carvalho (Ponto Novo); Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial); Manoel de Souza (Sol Nascente); Santa Terezinha (Robalo); Joaldo Barbosa (Bairro América); José Calumby (Jardim Centenário); Cândida Alves (Santo Antônio); Fernando Sampaio (Castelo Branco) e Augusto Franco (Augusto Franco).

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter
Wikipedia

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe uma resposta