Instituto de identificação faz mais de 120 mil atendimentos e emite 65 mil novas carteiras de identidade em 4 meses

Nos últimos meses, o Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) realizou mais de 120 mil atendimentos em Sergipe, emitindo 65 mil novas carteira de identidade. Atualmente estão em funcionamento 34 postos do IICM em todo estado, evitando que os moradores do interior precisem se deslocar para capital, isso também foi possível, devido ao novo modelo do documento.

 

O agendamento é feito de diversas maneiras, em alguns interiores ocorre por ordem de chegada, na cidade de Aquidabã, Estância, Gloria e Salgado é feito por aplicativo de mensagem WhatsApp. Já em Itabaiana o agendamento ocorre pelo sistema Agenda Fácil SE, da Secretaria de Estado da Administração (Sead) aqui.

 

Jenilson Gomes, diretor do IICM, ressaltou que o novo sistema tornou o processo mais veloz, além de descartar a necessidade de deslocamento, tanto dos cidadãos que buscam pelo serviço, quanto na produção e entrega do documento.

 

“O cidadão pode procurar o ponto mais próximo de sua residência. As unidades estão distribuídas em todo o estado.  Antes, o cidadão, se tinha mais de 18 anos e precisava da primeira via da carteira de identidade, era obrigado a vir para a sede do Instituto de Identificação, em Aracaju. Isso demandava tempo e recursos do cidadão. Com o sistema, esse atendimento já é feito no interior do estado”, detalhou Jenilson.

Segundo Jenilso, o novo sistema também reduz custos na obtenção do documento, a exemplo da foto, que pode ser enviada antes ou feita durante o atendimento.

 

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O indivíduo pode solicitar o atendimento por email, caso não tenha retorno, poderá refazer o pré-atendimento pelo site da SSP. “Quem não teve o retorno formal no e-mail em até 30 dias, recomenda-se que seja iniciado um novo atendimento. Após o cadastro e aprovação da solicitação, o cidadão tem até 90 dias para comparecer. Se ele não o fizer, o cadastro será excluído e terá que iniciar um novo atendimento”, informou.

O indivíduo tem até seis meses para retirar o documento na unidade na qual solicitou a entrega da carteira de identidade. Excedido esse prazo, o documento vai para o arquivo e o cidadão pagará uma taxa de desarquivamento.

 

Postos em funcionamento

 

No interior do estado, estão em funcionamento, por ordem de chegada, os postos localizados nas cidades de Arauá, Campo do Brito, Capela, Carira, Carmópolis, Cristinápolis, Frei Paulo, Itabaianinha, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Moita Bonita, Malhador, Maruim, Pedra Mole, Poço Verde, Propriá, Ribeirópolis, Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias e Tobias Barreto.

 

Na cidade de Itabaiana, o agendamento é feito pelo Agenda Fácil SE. Em Aquidabã, pelo número de WhatsApp (79) 99911-1187. Já em Estância, também no aplicativo de mensagens, no (79) 3522-1217. No município de Nossa Senhora da Glória, (79) 99826-5237. Em Salgado, (79) 3651-2500. Na cidade de Canindé de São Francisco, o agendamento também pode ser feito através de ligação telefônica no (79) 3346-1971.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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