Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura preserva importante acervo sobre a história de Sergipe

Com um acervo de 25 mil títulos, nos variados suportes e área do conhecimento, dispondo ainda de documentos arquivísticos, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura (ITBEC), instalado no campus Unit Farolândia, abriga um dos acervos mais importantes da história de Sergipe.

Criado pelo jornalista, historiador, imortal da Academia Sergipana de Letras, Luiz Antônio Barreto, o ITBEC foi inaugurado em 1997, à rua Duque de Caxias, no bairro São José, em Aracaju, e reinaugurado em 2011, quando passou a ocupar todo segundo andar da Biblioteca Central da Unit.

A Biblioteconomista Alda Teresa Nunes, especialista em Documentação e Gestão de Arquivos Empresariais e Culturais, explica que 5.036 títulos e 6.256 exemplares, estão classificados e catalogados de acordo com os padrões biblioteconômicos, no sistema PERGAMUM. Os demais materiais ainda passam por triagem e tratamento técnico, visando compor um inventário geral do acervo.

“Entende-se que, um acervo garimpado pela pessoa que foi o Dr. Luiz Antônio Barreto, homem político, culto, com vasto histórico de contribuição aos universitários, pesquisadores, escritores de modo geral, com certeza foi impregnado um valor a este. Desta forma, tem grande relevância para a sociedade sergipana”, ressalta.

Frequentado por pesquisadores, acadêmicos e estudiosos de modo geral e aberto à comunidade externa, o Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura está temporariamente com as portas fechadas em atendimento aos decretos governamentais e protocolos de biossegurança adotados pela Unit diante do cenário de pandemia.

“No momento as atividades estão suspensas. Assim que for liberado o acesso, seguiremos as orientações da instituição”, confirma Alda Nunes Bibliotecária de Processos Técnicos do ITBEC.

Assessoria de Imprensa | Unit

One thought on “Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura preserva importante acervo sobre a história de Sergipe

  • 02/05/2021 em 18:57
    Permalink

    Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:

    Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

    E hoje precisamos muito mais de eventos sérios e artísticos. De um Brasil que se perdeu nessa década de 2010 pra cá. Um mau gosto enorme dos políticos que vieram durante esse período. Sempre com um mau gosto imenso. E o país sem escola para novas gerações. Tudo foi por água abaixo — naturalmente.

    Excelentes escolas precisamos! Educação de 1ª. Necessitamos sim de educação como a de Helsinque, Europa, e da Coreia (do sul, naturalmente).
    Não precisamos de políticos tricksters. Precisamos de educação de qualidade no Brasil. Sobretudo das crianças pequenas.

    O que é trickster? “Trickster” é, na mitologia, e no estudo do folclore e religião, um deus, deusa, espírito, homem, mulher, ou animal antropomórfico que prega peças sem se perceber.

    É uma espécie de Malandro®. Um personagem que usa de astúcia, em vez de força ou autoridade, para realizar seus objetivos (escusos).

    Aí fiquei pensando nos personagens das historinhas que nos são contadas onde há dentro dessas historinhas essas sabedorias. Lembrei da raposa, com sua malandragem suave e dócil (fingida). E me lembrei do Lobo, de Chapeuzinho Vermelho.

    Resposta

Deixe uma resposta