Lacen: Nova metodologia para teste do coronavírus é implantada em Sergipe

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) está finalizando o processo de testes para validação do Kit Easy Extract Interprise de extração enzimática para análise do coronavírus. A implantação da técnica tem como principal objetivo a redução do tempo de espera por resultados para diagnóstico da Covid-19.

O superintende do Lacen, o farmacêutico bioquímico Cliomar Alves, informou que o novo kit foi adquirido através de transferência de recursos financeiros da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH). “Esse kit é formado de um reagente que ao ser distribuído na placa em contato com a amostra do material leva em torno de 20 minutos para fazer a extração do RNA do vírus”, explicou.

Ele também ressaltou que o novo kit tem como benefício a redução no tempo de extração. “Esse procedimento era realizado em 2 horas, com o kit da Easy Extract reduz para 20 minutos”, confirmou. Alves relatou que a união das técnicas irá possibilitar ao serviço de Biologia Molecular da unidade a liberação de resultados em tempo hábil. “Esperamos ainda esta semana retornar a emitir os resultados aqui no Lacen em até 48 horas”, salientou.

Como forma de agilizar os testes para coronavírus de amostras excedentes do estado de Sergipe, o Lacen prossegue com a parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no estado do Rio de Janeiro. “Estabelecemos um novo fluxo para encaminhar as amostras duas vezes por semana a Fiocruz. Depois de cumprir toda a logística do recebimento de material dos municípios, armazenamento, envio e a emissão desses laudos com os resultados, leva até sete dias”, conclui Cliomar.

Serviço

De acordo com o balanço do Lacen, a unidade já realizou 60 mil análises de amostras para diagnóstico do coronavírus, com a técnica RT-PCR de biologia molecular, sendo que deste total, 14 mil amostras foram processadas pela Fiocruz. No último final de semana, o serviço recebeu 844 amostras oriundas dos municípios e unidades hospitalares de Sergipe para testes.

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta