O Largo da Gente Sergipana, é um monumento que celebra a sergipanidade e homenageia os movimentos culturais de Sergipe.
O espaço faz homenagem à cultura sergipana através de oito estátuas que representam manifestações folclóricas típicas. Por lá, estão representados Lambe-sujos e Caboclinhos, Bacamarteiros, Cacumbi, Parafusos, Reisado, Chegança, Taieira e São Gonçalo, além do Barco de Fogo, um dos mais importantes elementos da cultura do estado de Sergipe, que tem suas raízes na cidade de Estância.
O lugar é uma instalação artística urbana integrada a paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, e dialoga conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana. Projetado pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda, o Largo se traduz em um movimento de valorização da cultura popular do estado.
As esculturas foram produzidas pelos artistas plásticos Félix Sampaio e Tatti Moreno com a chancela de intelectuais sergipanos como a pesquisadora Aglaé Fontes e a historiadora Josevanda Mendonça. Confeccionadas em fibra de vidro e resina de poliéster, cada escultura tem 7m de altura e para a instalação foram utilizadas vigas metálicas, o que dá a impressão de que as peças flutuam acima do espelho d’água.
Notícias de Sergipe
Email: contato@imprensa24h.com.br
Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h
Imprensa 24 Horas
Siga nossas redes :