Luciano Bispo: O homem que pode unificar a política em Sergipe

Luciano Bispo nasceu na cidade de Itabaiana-SE em 13 de maio de 1954. Filho de José Bispo e Maria do Espírito Santo, tem oito irmãos, sendo ele o sétimo filho do casal. Têm três filhas: Luíza, Maria Eduarda e Luciana Valentina. É casado com a biomédica Roseli de Andrade.

Estudou no Colégio Murilo Braga quando criança e adolescente. Em seguida, ingressou no curso superior em Economia pela Universidade Tiradentes (UNIT). Luciano Bispo é economista por formação.

Luciano despontou para a política na década de 80 e até os dias atuais segue firme na sua missão de político, sendo destaque, e representa com orgulho os itabaianenses, aracajuanos e sergipanos.

Ainda na década de 80, os partidos do PSD e UDN disputavam o poder em Itabaiana. Contudo, a UDN se manteve no poder durante 26 anos, sob a direção de Chico de Miguel, enquanto que o PSD somava derrotas, tendo em vista as mortes de Antônio e Euclides Paes Mendonça.

No ano de 1982, Luciano Bispo foi lançado candidato a prefeito de Itabaiana, depois de Zeca Araújo e Álvaro Fonseca, candidatos opositores de Chico de Miguel que tiveram suas candidaturas impugnadas. Com apenas 28 anos de idade e recém filiado ao MDB, Luciano disputou as eleições, no entanto não obteve êxito.

Mesmo se afastando tecnicamente da política, Luciano, que era filho de comerciante e foi comerciante de sucesso, continuou na loja Pneu Car, loja de renome na cidade que distribuía, vendia e fazia vulcanização de pneus, mas na prática diária, Luciano persistia com o entusiasmo pela política que falava mais alto nas suas atitudes. Essa disposição para a política parecia algo predestinado para a sua vida. Formou um grupo que conseguiu eleger o governador Antônio Carlos Valadares, Djalma Lobo (reeleito deputado estadual) e José Queiroz (deputado Federal).

Com um grupo unido e disposto, em 1988, Luciano foi eleito prefeito de Itabaiana, tendo como vice, o médico clínico geral Dr. Luiz Carlos Andrade e assumiu a prefeitura no ano seguinte. A partir de 1989, durante a gestão municipal, Luciano Bispo de Lima, passou a transformar a cidade, levando progresso, movimentando a economia, realizando obras de infraestrutura que embelezavam a cidade e encantava o povo, que outrora vivia cativo de políticos opressores e descomprometidos com a cidade de um modo geral.

Muitos foram os que através de seu poder de liderança, se elegeram a exemplo de: João de Zé de Dona, Arnaldo Bispo, José Carlos Machado, Almeida Lima, Fábio Mitidieri, João Alves, Albano Franco e tantos outros.

Amado pelo povo itabaianense, foi eleito prefeito por 4 mandatos sendo que a eleição de 1996 foi a mais marcante da sua história política quando venceu a candidata Carminha com muito êxito, mostrando toda sua força de líder.

Hoje, o ilustre Luciano Bispo ocupa seu terceiro mandato de deputado estadual, e, também, é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Conhecido como um homem apaziguador, conciliador, transparente, democrático, acessível e que não faz acepção de pessoas, mantendo as portas do seu gabinete abertas para o povo.

Luciano Bispo de Lima, apesar do prestígio político, do sucesso dos mandatos de deputado estadual e da gestão à frente da Assembleia Legislativa de Sergipe, reconhece que tudo isso só é possível porque há uma finalidade única, um objetivo claro: fazer o melhor pelo povo sergipano, com humildade, zelo pelo estado, com dias incansáveis de trabalho e sempre à disposição da população com transparência, verdade, firmeza e certeza de dias melhores para Sergipe.

 

Sou Josevânia Sobrinho e estarei aqui semanalmente compartilhando com vocês textos biográficos de pessoas ilustres.

 

REFERÊNCIA:

ASCOM (Assessoria de Comunicação de Luciano Bispo). Disponível em: < https://lucianobispo.net/biografia/ >. Acesso em 27 out. 2021. Adaptada por Josevânia Sobrinho.

 

 

 

 

 

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Notícias de Sergipe: Informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *