Manutenção preventiva contribui para qualidade da energia em Sergipe

Saiba como consultar as ações de desligamento programado

A Energisa Sergipe realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de sempre garantir o fornecimento de energia de qualidade. Somente em 2021, mais de 43 mil manutenções foram realizadas na rede elétrica do estado. A manutenção preventiva contribui para a melhoria do serviço fornecido ao sergipano e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.

“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. Para realizar a manutenção na rede elétrica, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que possibilitam realizar a manutenção com a rede energizada, sem a necessidade de desligar. Para isso, as equipes, chamadas de “equipes de linha viva”, recebem diversos treinamentos e utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para esse tipo de trabalho, com atenção total na segurança”, explica o gerente de Construção, Manutenção e Distribuição – DCMD da Energisa, Thyago Tanouss.

A Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite o isolamento do trecho a ser realizado a melhoria da rede elétrica. Quando não é possível utilizar essas técnicas, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas e envio de SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado” e preencher as informações com seu endereço ou pelo aplicativo Energisa On. “Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população”, pontua Thyago.

Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Thyago.

 

Canais de atendimento

– WhatsApp (Gisa): (79) 9 8101-0715

– Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store)

– Site: energisa.com.br

– Call center: 0800 079 0196

 

 

 

 

 

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