Marcos Santana: Gestor que mais se preocupa com a Educação em São Cristóvão nos últimos anos

O atual prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, que está em seu segundo mandato, é sem dúvidas um gestor que tem se preocupado com a educação do município, isso porque, observando os últimos anos, foi notório a transformação que ocorreu tanto no índice de desenvolvimento quanto na estrutura física e interna das instituições de ensino.

Em suas redes sociais, o prefeito aproveita para comemorar o dia da educação, comemorado anualmente dia 28 de abril, com uma frase ressaltando o grande educador Paulo Freire. “Dia da educação, mais do que nunca, que seja o dia da esperança, do verbo esperançar de Paulo Freire: a esperança da ação”.

Prova desse avanço educacional está ligado ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que apontou São Cristóvão como município com o maior crescimento avaliatório, saltando da 49ª posição no Estado para a 5ª posição.

Em relação as readequações, das 30 escolas existentes no município, 20 já passaram pelo processo, com um investimento de R$ 2 milhões e 500 mil reais, que contemplam, entre outros serviços de infraestrutura necessária, a climatização, nunca antes tida nas escolas da rede municipal da cidade.

Além disso, ocorreu a ampliação da oferta de merenda escolar, através da criação do projeto Meu Primeiro Lanchinho, tornando-se referência no estado e destaque no cenário nacional, onde recebeu do Projeto do Ministério Público pela Educação (MPEduc), em parceria com o Ministério Público Federal, menção honrosa durante uma audiência pública no ano de 2018.

Também foi implantado no município o programa de combate ao analfabetismo escolar, que tem como propósito assegurar a alfabetização na idade certa, desde o ingresso do aluno na pré-escola, que ocorre aos 4 anos, até o término do Bloco de Alfabetização e Letramento, cuja terminalidade se dá ao final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Os trabalhos não pararam por aí, somente na aquisição de material pedagógico, a Prefeitura investiu mais de R$ 600 mil e, após 18 anos, realizou o concurso para o magistério e recuperou as perdas salariais e garantia do piso salarial da categoria.

Em tempos de pandemia, Marcos Santana fez a implementação do ‘Projeto Travessia’, que mudou totalmente as perspectivas de ensino e readequou o sistema dentro da rede municipal, através do projeto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vem ofertando cursos para aperfeiçoamentos do uso das técnicas digitais em prol do ensino, e dentro deste processo.

Publicidade:

Dessa forma, diante de tanto empenho, a população de São Cristóvão, aproveitando o Dia da Educação, agradece toda a transformação vivenciada nos últimos anos.

Por. Nélio Miguel Jr – Imprensa 24h

Notícias de Sergipe

Email: contato@imprensa24h.com.br

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Imprensa 24 Horas

Siga nossas redes:

Facebook
Instagram
Twitter

Imprensa 24h

Agilidade e informações com credibilidade são as marcas do Imprensa 24h

Deixe uma resposta